1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE APOIO A PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REPRESENTATIVIDADE DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES DE DISSERTAÇÕES DA UFAM Bolsista: Tainá Rebelo Vasconcelos Colaboradora: Layde Dayelle dos Santos Queiroz MANAUS 2015 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE APOIO A PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA RELATÓRIO FINAL REPRESENTATIVIDADE DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES DE DISSERTAÇÕES DA UFAM Orientadora: Profª Drª Célia Regina Simonetti Barbalho MANAUS 2015 3 RESUMO Examina a representatividade dos programas de pós-graduação na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal do Amazonas a partir da composição de um estudo teórico acerca das bibliotecas digitais, sobretudo daquelas existentes em ambientes universitários, de um levantamento do quantitativo de teses e dissertações produzidas pelos Programas de Pós-Graduação da UFAM e o cotejamento do quantitativo de teses e dissertações dos referidos programas publicados na BDTD. É notório que as novas tecnologias e as ferramentas oferecidas pela Internet permitem que novas formas de sua organização da produção científica existam, promovendo a integração entre as comunidades acadêmicas. Diante do exposto e, considerando que a produção científica gerada deve ter um compromisso social, ser conhecida e útil para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral, é que este estudo foca suas reflexões em torno da produção científica oriunda dos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas e sua representatividade da BDTD. 4 ABSTRACT Examines the representativeness of graduate programs in Digital Library of Theses and Dissertations of the Federal University of Amazonas from the composition of a theoretical study about digital libraries, especially those existing in university environments, a survey of the quantitative theses and dissertations produced by the Graduate Programs UFAM and the amount of read-back of theses and dissertations of the programs published in BDTD. It is clear that new technologies and tools offered by the Internet allow new forms of its scientific production organization exist, promoting integration between the academic communities. Given the above, and considering that the scientific production generated should have a social commitment, be known and useful for the academic community and society in general, it is that this study focuses its reflections on the scientific production from the Post-Program Graduation Federal University of Amazonas and its representation of BDTD. 5 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ............................................................................. 6 1.1 Objetivos ...................................................................................................... 7 1.1.1 Geral.......................................................................................................... 8 1.1.2 Específicos ................................................................................................ 8 1.2 Justificativa ................................................................................................... 8 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ................................................... 9 2.1 Produção científica ....................................................................................... 9 2.2 Teses e dissertações ................................................................................. 10 2.3 Bibliotecas digitais ...................................................................................... 11 2.4 Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações ................................. 13 3 METODOLOGIA ....................................................................... 16 4 ANÁLISE E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS ................ 18 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................... 18 6 CRONOGRAMA ......................................................................... 20 7 REFERÊNCIAS .......................................................................... 21 6 1 INTRODUÇÃO A universidade, enquanto espaço de formação de pessoas com espírito critico e científico, se constitui como uma instituição que organiza e promove o pensar, que desenvolve e estimula a autonomia intelectual. De fato, uma universidade tem a missão de formar profissionais para as necessidades da sociedade além de transmitir, produzir e cultivar conhecimento. No que tange aos aspectos relacionados à necessidade de cultivar conhecimento, especialmente no âmbito da universidade pública, esta tem sido conclamada a estabelecer mecanismos que ofereçam maior visibilidade ao conhecimento produzido, favorecendo que a sociedade não só se aproprie das inovações que venham a ser geradas, mas também que seja cientizada dos resultados dos investimentos realizados com recursos públicos. Aliada a este contexto, a intensificação crescente das tecnologias de informação e comunicação tem viabilizado uma variedade de elementos que ampliam e agilizam a capacidade de divulgação da informação em todos os níveis e setores da sociedade. No âmbito da ciência, das universidades e instituições de pesquisa, essa situação cria possibilidades que favorecem sobremaneira a divulgação de resultados de pesquisa. Corroborando com as questões dispostas, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio da Portaria nº. 013/2006 determinou que as instituições públicas de ensino superior “[...] disponibilizarão, obrigatoriamente, as teses e dissertações defendidas a partir de março de 2006”, tornando, portanto, obrigatória a entrega das teses e dissertações em formato digital, simultânea à versão impressa, e instituindo, inclusive, a publicação eletrônica como critério de avaliação dos programas de pós-graduação pela CAPES/MEC. Diante o exposto, aliando a necessidade de divulgação do conhecimento produzido com a necessidade de estabelecer uma aproximação com a comunidade, a UFAM criou por meio da Resolução CONSEP Nº 010/2007, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) para a disponibilização integral desses recursos na expectativa não só de atender as determinações da CAPES mas acima de tudo de 7 ampliar significativamente o acesso a tal produção por meio do uso de uma plataforma digital aberta. Nestes oito anos de existência, a BDTD/UFAM não configurou um efetivo estudo da representatividade dos programas de pós-graduação constituídos na instituição visando compreender o processo de divulgação da produção cientifica que impacta no desempenho da Biblioteca Digital, bem como a relação com a eficácia da preservação e divulgação. Visando discorrer sobre o tema e alcançar os objetivos propostos, esta pesquisa encontra-se dividida da seguinte maneira: a) Introdução, a qual expõe objetivos e a justificativa da pesquisa; b) Capítulo 2, expondo a fundamentação teórica base conceitual da pesquisa dos assuntos que permitem a compreensão dos aspectos teóricos; c) Capítulo 3 que discorre sobre o percurso metodológico, expondo como a pesquisa foi realizada e as etapas percorridas; d) Capítulo 4, os resultados foram analisados e discutidos; e) Considerações finais acerca da pesquisa. É notório que as novas tecnologias e as ferramentas oferecidas pela Internet permitem que novas formas de sua organização da produção científica existam, promovendo a integração entre as comunidades acadêmicas. Diante do exposto e, considerando que a produção científica gerada deve ter um compromisso social, ser conhecida e útil para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral, é que este estudo foca suas reflexões em torno da produção científica oriunda dos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas e sua representatividade da BDTD. 1.1 Objetivos Diante do cenário exposto, a pesquisa foi desenvolvida com intuito de atingir os seguintes objetivos. 8 1.1.1 Geral Examinar a representatividade dos programas de pós-graduação na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal do Amazonas. 1.1.2 Específicos a) Compor um estudo teórico acerca das bibliotecas digitais, sobretudo daquelas existentes em ambientes universitários; b) Levantar o quantitativo de teses e dissertações produzidas pelos Programas de Pós-Graduação da UFAM; c) Comparar com o quantitativo de teses e dissertações dos referidos programas publicados na BDTD. 1.2 Justificativa O desenvolvimento da ciência assinala importante papel para os procedimentos da comunicação científica, sobretudo, porque o ritmo extraordinariamente rápido que as tecnologias da comunicação e informação afetam todos os setores da economia e estratos sociais. Passados mais de 300 anos do surgimento do primeiro periódico científico, é notória a sua importância para a divulgação dos saberes produzidos pela ciência. Assim, no contexto de uma massa informacional quase indefinida, a sociedade atual necessita de critérios confiáveis que avaliem e qualifiquem os veículos de disseminação, com vistas a permitir maior compartilhamento de conhecimentos, dentro de um projeto amplo de desenvolvimento global das nações e dos povos. Para compreender e aplicar os fundamentos teóricos da comunicação científica é necessário também reconhecer que ela é um processo que media a produção de conhecimento, a busca de legitimidade daqueles que procuram construir novas teorias, por meio, sobretudo, de um reconhecimento público da comunidade acadêmica e da sociedade, e o coletivo que sempre busca nos resultados da ciência uma forma de conduzir suas questões cotidianas de modo a favorecer sua visão de mundo. Neste sentido, examinar como se consolida a oferta da produção cientifica que ocorre no âmbito dos programas de pós-graduação, sobretudo no que tange ao 9 processo de disseminação do conhecimento produzido, implica em reconhecer que a disponibilização de teses e dissertações representa uma etapa importante no âmbito da oferta de informação científica, motivo pelo qual se faz necessário compreender os elementos básicos de sua constituição com intuito de ampliar sua aplicação. 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Com o objetivo de conceituar e embasar a pesquisa, a fundamentação teórica aborda a produção científica, a relevância das teses e dissertações, bibliotecas digitais e a BDTD da CAPES. 2.1 Produção científica As universidades, enquanto instituições pluridisciplinares e colaboradoras diretas no processo de formação de profissionais de nível superior e da realização de atividades nas esferas de pesquisa e extensão, possuem compromisso social com o avanço científico e tecnológico das nações. A discussão da produção intelectual no âmbito científico é fundamental, pois tais produções científicas, tecnológicas, artísticas, literárias e culturais, em suas várias manifestações e materializações, configuram-se difusoras e democratizadoras das ações da academia à sociedade. É a partir desta geração de conhecimento que ocorre a inovação, bem como o desenvolvimento social e pensar nesta produção requer reflexões acerca dos aspectos éticos envolvidos, questões de ordem conceitual e classificatória e, mecanismos de avaliação, tanto em um contexto mais amplo, em que pese o cenário nacional, quanto em contextos institucionais específicos, em que avaliações se fazem necessárias para redirecionar ações e políticas internas. A pesquisa é um processo investigatório para a comprovação de descobertas e produção de conhecimento. Minayo (1993, p.23), afirma que a pesquisa pode ser definida como uma atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade, onde ocorre uma combinação entre teoria e dados. A universidade, enquanto fonte da produção de conhecimentos para a compreensão de uma determinada realidade, para esse contexto, pode ser validado 10 através de uma produção científica registrada/publicada, que não seja o Trabalho de Conclusão de Curso-TCC. Pesquisa é um procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. (...). A pesquisa é desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos (...) ao longo de um processo que envolve inúmeras fases, desde a adequada formulação do problema até a satisfatória apresentação dos resultados (GIL, 1996). 2.2 Teses e dissertações A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) tem por objetivo reunir, em um só portal de busca, as teses e dissertações defendidas em todo o País e por brasileiros no exterior. A BDTD foi concebida e é mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) no âmbito do Programa da Biblioteca Digital Brasileira (BDB), com apoio da Financiadora de Estudos e Pesquisas (FINEP), tendo o seu lançamento oficial no final do ano de 2002. Para definição do projeto da BDTD foi criado um comitê técnico-consultivo (CTC), instalado em abril de 2002, constituído por representantes do IBICT, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) - representado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Secretaria de Educação Superior (SESu), FINEP e das três universidades que participaram do grupo de trabalho e do projeto- piloto (Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)). Dentre as atribuições do grupo, o CTC apoiou o desenvolvimento e aprovou o Padrão Brasileiro de Metadados para Teses e Dissertações (MTD-BR). A iniciativa de criação de uma base nacional de teses e dissertações, inicialmente denominada Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e, atualmente, denominada Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), teve, então, as seguintes linhas principais de atuação: • Estudar experiências existentes no Brasil e no exterior de desenvolvimento de bibliotecas digitais de teses e dissertações; 11 • Desenvolver, em cooperação com membros da comunidade, um modelo para o sistema; • Definir padrões de metadados e tecnologias a serem utilizadas pelo sistema; • Absorver e adaptar as tecnologias a serem utilizadas na implementação do modelo; • Desenvolver um sistema de publicação eletrônica de teses e dissertações para atender àquelas instituições de ensino e pesquisa que não possuíam sistemas automatizados para implantar suas bibliotecas digitais; • Difundir os padrões e tecnologias adotadas e dar assistência técnica aos potenciais parceiros na implantação das mesmas. Assim, dez anos após o início do projeto, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) figura como uma das maiores iniciativas para a disseminação e visibilidade de teses e dissertações. 2.3 Bibliotecas digitais A biblioteca digital surge consoante ao advento da informação digital, na medida em que esta se torna uma possibilidade a mais para os usuários de bibliotecas tradicionais, que até então reuniam, tratavam, organizavam e disseminavam informação registrada somente nos formatos convencionais: papel impresso, microfichas, etc. Atraídas pela quebra das barreiras geográficas e pelo acesso e uso da informação no ambiente virtual, por meio da Internet, as unidades de informação passam a administrar também as bibliotecas digitais, acompanhando os avanços tecnológicos e utilizando os recursos disponíveis para, mais uma vez, satisfazer as necessidades de seus usuários, a partir da possibilidade de acesso à informação em um formato em que sua disponibilização é mais dinâmica e flexível. Para entender melhor o conceito da biblioteca digital, o Manifesto das bibliotecas digitais da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), esclarece que: A biblioteca digital é uma coleção online de objetos de boa qualidade digital, criados ou coletados e geridos em conformidade com os princípios aceitos, a nível internacional, para a criação de coleções, e que estão disponíveis de forma coerente e duradoura e com o apoio dos serviços necessários para 12 que os usuários possam encontrar e utilizar esses recursos.(IFLA/UNESCO, 2013, p. 1, tradução nossa). Pelo exposto, a biblioteca digital é aquela que reúne uma coleção de informações registradas no formato eletrônico, apoiada nas ações executadas na 20 biblioteca tradicional, como o desenvolvimento de coleções, o processamento técnico e o serviço de referência as quais passam totalmente, ou em maior parte a ser realizado no ciberespaço, como aponta Borges (2003). A biblioteca digital surge-nos, assim, como uma meta-entidade capaz de aglomerar, não física, mas virtualmente, os objetos de informação. Caracteriza-se por vários fenômenos entre os quais destacamos a desterritorialização e o de eliminação das categorias espaço-temporais. Borges (2003, p. 663). Dessa forma, a biblioteca digital promove a quebra das barreiras geográficas impostas pela coleção impressa, tornando a informação acessível em qualquer parte, desde que o espaço onde a informação for acessada esteja conectada via Internet. Cunha (1999) aponta algumas características da biblioteca digital, como o acesso remoto à informação, o uso simultâneo da informação digital por várias pessoas e a utilização de vários suportes de informação como texto, som, imagem, etc. Assim, uma das principais características desse tipo de biblioteca é o acesso multiusuário e simultâneo ao artefato cultural armazenado. Entretanto, acrescenta o autor, a implementação da biblioteca digital causa impactos negativos e positivos para os serviços tradicionais, sendo necessário avaliar alguns pontos que envolvem o processo de construção do modelo digital, como as instalações físicas, o equipamento, o desenvolvimento da coleção, a comutação bibliográfica, o processamento técnico para os diversos tipos de material (livros, periódicos, multimeios, fotografias, etc.), o serviço de referência e a preservação dos documentos. Assim, a biblioteca digital pode ser entendida como canal onde documentos eletrônicos são reunidos, organizados e disseminados, tornando o acesso à informação mais prático e versátil. Atualmente, as bibliotecas digitais fazem cada vez mais parte do universo de trabalho, estudo e pesquisa dos cientistas, estudantes e leigos, de todos os níveis, reunindo e divulgando informações atualizadas e facilmente acessíveis a multiusuários (simultaneamente), características desse tipo de biblioteca. 13 Um fator a ser considerado é o acesso à informação reunida e organizada na biblioteca digital, visto que nem todas oferecem acesso livre ao conteúdo armazenado. Algumas oferecem acesso remoto e multiusuário, porém a um público restrito. No caso das bibliotecas digitais de instituições públicas o quadro é outro, pois a informação deve estar disponível de forma democrática e acessível à comunidade acadêmica, científica e à sociedade. Conhecedor das possibilidades de divulgação da informação em larga escala, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia idealizou o projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) brasileira, no intuito de reunir e disseminar, em meio eletrônico, a produção científica dos programas de pós- graduação das instituições de ensino superior (IES), institutos e centros de pesquisas públicos, acompanhando o desenvolvimento tecnológico e permitindo que a informação científica propague-se para um público maior, ultrapassando as barreiras impostas pelo trabalho publicado na versão impressa e garantindo o acesso democrático à informação científica das instituições parceiras. 2.4 Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em parceria com instituições de ensino superior (IES), institutos e centros de pesquisas públicos que oferecem Programas de Pós-graduação (PPGs) Stricto Sensu, em nível de mestrado e doutorado. Southwick, Maffia e Rocha (2003, p.3) afirmam que o objetivo principal da BDTD é promover: [...] a integração das iniciativas brasileiras de publicação eletrônica e registro bibliográfico de teses e dissertações, fornecendo aos usuários finais uma visão integrada dessas iniciativas por meio de serviços e produtos de informação de valor agregado. (Southwick, Maffia e Rocha. 2003, p.3). Nesta perspectiva, o objetivo da BDTD é compreendido por disponibilizar o conhecimento científico produzido pelos programas de pós-graduação das instituições parceiras no intuito de assegurar o acesso democrático à informação científica institucional pela comunidade científica e pela sociedade. A BDTD foi idealizada e implementada para que as IES, institutos e centros de pesquisas publicassem toda a produção científica dos PPGs por eles produzidos, 14 agregando valor à divulgação da produção científica já concretizada no formato impresso. Emergiam e se consolidavam assim as BDTDs institucionais, que alimentam a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, integrando a produção científica dos PPGs das instituições parceiras do projeto e firmando o objetivo inicial da BDTD. Vale ressaltar que a BDTD brasileira é integrante da The Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD), tornando a produção científica das IES, institutos e centros de pesquisa brasileiros acessível em nível global. Observando o propósito da BDTD brasileira é possível avaliar que esta compreende um caminho para a divulgação em longa escala do conhecimento científico das instituições, pois além de se constituir em um projeto que trabalha com a informação no formato digital, promove o acesso livre e gratuito (open access) à informação científica no meio virtual, alcançando maior número de usuários, quebrando as barreiras geográficas e disponibilizando as informações de forma dinâmica, eficiente e em tempo hábil. Uma das características mais marcantes da biblioteca digital, sobretudo no caso da BDTD, é o acesso livre e gratuito à informação (open access), que garante que a produção científica seja divulgada, para a própria comunidade científica e para a sociedade, em maior escala, com mais rapidez e sem ônus para o usuário, como afirmam Souza et al. (2012, p. 56): O conhecimento científico é o tipo de conhecimento produzido pela investigação científica, mediante métodos. [...] é gerado com a finalidade de promover soluções para as questões do homem e do meio em que este habita, como também para oferecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e verificadas. Para que esse conhecimento cause transformações em ambientes técnico-científicos e sociais é imprescindível que ele seja acessível à comunidade científica e para aqueles que se interessam em estudá-lo.(Souza et al. 2012, p. 56). Os estudos científicos contribuem significativa e diretamente para o desenvolvimento dos diversos setores que movem a sociedade, ocasionando transformações em realidades, descobertas de novas tecnologias e criação de produtos, além de desencadear a geração de novos conhecimentos e prover informação confiável à sociedade. Visto a importância indiscutível do conhecimento científico, divulgá-lo de forma livre, gratuita e dinâmica faz-se igualmente importante, uma vez que a 15 pesquisa não termina quando há a defesa da tese ou dissertação ou na publicação de um artigo, paper ou resumo em anais de eventos, mas continua na articulação de seus resultados com outras investigações, promovendo a evolução do conhecimento. Souza et al (2012, p. 56) afirmam ainda que quando o conhecimento é produzido no âmbito de universidades, centros e institutos de pesquisa públicos, utilizando recursos públicos, “[...] ele deveria também ter o caráter público para seu acesso”, evidenciando a importância do open access frente aos novos modelos de divulgação da ciência, como as BDTDs. A forma de acesso e uso da informação por meio do open access contribui não só para que os conhecimentos científicos já produzidos sejam publicados democraticamente aos multiusuários na forma de atividade fim, mas também para que os pesquisadores usem tais informações como ponto de partida para a produção de novos conhecimentos, conforme esclarecem Waete, Moura e Mangue (2012, p. 196) ao afirmar que “[...] o acesso livre pode facilitar a circulação e o acesso a informação científica e promover o surgimento de novas alternativas para a comunicação científica.” Tais características são determinantes para a consolidação do objetivo e missão da BDTD, pois o conhecimento científico precisa ser comunicado sem restrições, firmando o compromisso dos cursos de pós-graduação quanto à disseminação dos saberes produzidos no âmbito de seus programas. Assim, é conhecido que a modalidade de acesso e uso da informação open access compreende o real cenário das BDTDs, uma vez que o objetivo principal do projeto foi e continua sendo a democratização do acesso ao conhecimento científico por parte das comunidades acadêmicas, científicas e pela sociedade. Pelo exposto, o acesso livre e gratuito à informação científica digital, que compreende o conteúdo das BDTDs, proporciona que os conhecimentos científicos produzidos no âmbito dos PPGs das instituições participantes do projeto da BDTD sejam divulgados em larga escala à comunidade científica e a qualquer indivíduo interessado na consulta aos trabalhos disponíveis, configurando-se como modelo positivo para a divulgação da ciência e consolidando o princípio de que a informação é direito de todos. 16 3 METODOLOGIA Considerando os objetivos propostos, a pesquisa foi amparada nos procedimentos metodológicos descritos a seguir: a) Abordagem qualitativa, visto que nesse método os dados são coletados, organizados e analisados como complemento ao interesse maior do estudo. b) Enfoque exploratório-descritivo, tendo em vista que será observado, registrado, analisado, classificado e interpretado sem a interferência do pesquisador o quantitativo de teses e dissertações publicadas na BDTD/UFAM buscando conhecer com maior precisão os fatores que corroboram ou poderão corroborar para a melhor apropriação desta ferramenta pelos programas de pós-graduação; c) A coleta ocorrerá por meio da pesquisa documental nos repositórios, compreendendo; i. Levantamento dos programas de pós-graduação existentes na UFAM: ano de criação, área do conhecimento, tipos de cursos oferecidos, resultado da ultima avaliação trienal da CAPES; total de alunos matriculados; ii. Levantamento do quantitativo de teses e dissertações defendidas pelos programas no caderno de indicadores “Memória da Pós-Graduação” disposto pelo sistema de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); iii. Confrontação do que foi produzido com o que está efetivamente publicado na BDTD, comparando a quantidade de trabalhos produzidos e o número de trabalhos publicados na BDTD; iv. Avaliação da politica de povoamento da BDTD visando identificar possíveis gargalos na alimentação da base de dados; v. Exame de elementos subjacentes ao processo de povoamento como tendências, características, entre outros; vi. Analise das coleções e povoamento da BDTD. d) Analise: Quantitativa, com base nos modelos estatísticos visando consolidar indicativos da representatividade dos programas na BDTD; e) Universo: O universo da pesquisa é composto pelas Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações brasileiras que fazem parte do projeto idealizado e 17 gerenciado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). f) Amostra: Biblioteca de Teses e Dissertações da Universidade Federal do Amazonas; g) Sujeitos: Programas de pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas. 18 4 ANÁLISE E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS A UFAM - Universidade Federal do Amazonas no ano de 2009 à 2015. As teses estão em torno de 180 defesas até junho de 2015 e 1.718 em dissertações de mestrados sendo divididos em grandes áreas das ciências como: • Ciências Agrárias: 174 • Ciências Biológicas: 173 • Ciências Humanas: 124 • Ciências Humanas educação: 126 • Ciências Exatas ou da terra:128 • Engenharia de Produção:119 No Comparativo com a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBCT com acesso de 315.070 em teses e dissertações das universidades públicas federais e estaduais do Brasil e de brasileiro no mundo. A USP possui até o momento 33.042 em dissertações e 22.485 em Teses e assim a produção cientifica brasileira cresce vertiginosamente. A Universidade Nacional de Brasília têm até o momento da pesquisa 9.988 em dissertação em mestrado e 3.002 em tese de doutorado. Levando em consideração os resultados obtidos, nota-se que é de suma importância que os departamentos solicitem o envio de teses e dissertações que ainda não constam na BDTD para que os dados que estão na CAPES sejam corretos. 19 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS A análise da produção cientifica dos alunos de pós-graduação na Universidade Federal do Amazonas revelou interesse crescente dos pesquisadores pela temática de todas as ciências, com foco nas opiniões, representações, saberes e práticas dos pesquisadores. Os referenciais das pesquisas privilegiam o perspectivo sócio histórico, o construtivismo, a teoria das representações sociais e autores que defendem a reflexão na ação, os saberes da experiência, o pensar crítico. As metodologias de pesquisa mais utilizadas pelos pós-graduandos são o depoimento oral e o estudo de caso. Os resultados parecem ainda muito voltados para situações bem delimitadas ou contextos muito específicos. A pesquisa educacional brasileira e, em especial, as investigações sobre a formação de professores têm crescido muito com as informações fornecidas pelos mapeamentos da produção científica. A narrativa do processo de implantação da BDTD expressa uma metodologia que impulsionou a visibilidade das teses e dissertações evidenciando ao mesmo tempo as áreas do conhecimento o que contribuíram para a evolução no ranking e nacional.Todas essas ações foram vitais para a divulgação da produção científica no âmbito da Universidade Federal do Amazonas. Vale ressaltar que o sistema fornece alguns indicadores importantes para os Programas de Pós-Graduação. Pois uma vez que armazenando as TDEs na BDTD é possível identificar qual o número de teses e dissertações defendidas por programa de pós-graduação, o número de TDEs orientadas por determinado professor da instituição, qual a área ou programa possui mais trabalhos publicados e qual o período de maior número de teses e dissertações defendidas. Estas informações são importantes tanto para universidade como para as instituições de fomento que financiam as pesquisas nas instituições públicas de ensino superior. Agora, novos desafios surgem, um deles se refere à formulação, ou implantação de políticas que norteiem a implantação de repositórios institucionais. Estes podem auxiliar e ampliar a visibilidade não só das pesquisas, mas de todas as ações acadêmicas que envolvem a graduação e atualmente a inovação na universidade. 20 6 CRONOGRAMA Nº Descrição Ago 2014 Set 2014 Out 2014 Nov 2014 Dez 2014 Jan 2015 Fev 2015 Mar 2015 Abr 2015 Mai 2015 Jun 2015 Jul 2015 1 Levantamento e estudo do referencial teórico R R R R R R R R R R 2 Composição teórica da metodologia de análise das estruturas organizacionais R R 3 Elaboração do instrumento de coleta de dados R R 4 Coleta de dados R R R 5 Tabulação dos dados R R 6 Analise dos dados R R R 7 Elaboração da apresentação e do Relatório Parcial R 8 Elaboração do Resumo e Relatório Final R 9 Preparação da Apresentação Final para o Congresso R R- Realizada X- Não realizada 21 7 REFERÊNCIAS BUMLAI, Eva Elise D. dos Santos. A comunicação da produção científica na visão dos coordenadores dos núcleos de pesquisa da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (UNIDERP). 2006. 113f. 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