Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1126
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análise dos parâmetros reprodutivos e dos efeitos dos níveis de cálcio e fósforo na alimentação de tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) em cativeiro
Autor(a): Jânderson Rocha Garcez
Orientador(a): Paulo Cesar Machado Andrade
Resumo: O Amazonas é o maior criador de quelônios do país (69 criadores registrados e 250.000 animais). Embora 87 praias reprodutivas sejam protegidas (1.477.454 filhotes/ano) a demanda por filhotes para criação têm sido cada vez mais elevada. Existe a necessidade analisar o desempenho reprodutivo dos filhotes que após 8-10 anos de cultivo atingiram a maturidade em cativeiro, bem como, faz-se necessário analisar a influência dos macrominerais como o cálcio e o fósforo no desempenho destes animais e na fase de reprodução. Através do presente trabalho, pretende-se analisar níveis de cálcio(1,0; 2,0 e 2,5 %) e fósforo (0,5;1,0 e 1,5%) em rações e os principais parâmetros reprodutivos de tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) em cativeiro. A avaliação dos parâmetros reprodutivos de quelônios em cativeiro será realizada em quatro criadouros comerciais no Iranduba, Manacapuru e Itacoatiara. As matrizes e reprodutores serão capturados para biometria e marcação. Será feita a marcação dos ninhos com uma estaca numerada. Registrar-se-á, a fêmea que realizou a postura. A cada cinco ninhos, se abrirá uma para contagem e biometria dos ovos. Cada cova receberá uma cerca de tela plástica de proteção e será feito o registro das temperaturas. Ao nascerem os filhotes, contar-se-á os ovos inférteis, gorados, predados e o tempo de incubação. Serão analisados os parâmetros reprodutivos e a eficiência reprodutiva através das seguintes variáveis: tamanho e idade das fêmeas em postura; abundância e distribuição dos ninhos; no de ovos/ninho; período e temperatura de incubação; peso e tamanho dos ovos; taxa de eclosão; percentual de ovos inférteis; taxa de sobrevivência, tamanho e peso dos filhotes; razão sexual dos filhotes.Os dados serão agrupados em um delineamento blocos casualizados (criadouro) e aplicação de ANOVA e teste não-paramétrico de Kruskall-Wallis e Friedman. O experimento para avaliar os efeitos de níveis de cálcio e fósforo em rações para tartarugas (P.expansa) em cativeiro será conduzido no criadouro no km-26, AM-070, em Iranduba/AM. Serão utilizados 405 filhotes de tartaruga (P. expansa ) nascidos no criadouro. Estes animais serão alojados em berçários de piscina plástica de 1000 litros. Cada piscina, possuirá nove (9) compartimentos, sendo as divisórias de madeira com tela plástica de um metro de profundidade, sendo que cada baia terá 63 cm X40cmX40cm. A densidade utilizada nas baias será de 15 filhotes/ m3. O experimento será em esquema fatorial 3X3, com 3 níveis de cálcio (1,0; 2,0; e 2,5%) e 3 níveis de fósforo (0,5;1,0 e 1,5%), sendo mantida a relação 2:1 com o fósforo. Serão seis tratamentos e três repetições, com um total de 27 parcelas em delineamento blocos casualizados (as três piscinas). Os efeitos dos níveis de Ca e P serão analisados pela biometria e peso, ganho diário em peso, consumo diário de ração, conversão alimentar e taxa de mortalidade.
Palavras-chave: Quelônios
Reprodução
Cálcio
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Produção Animal e Vegetal
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1126
Data do documento: 31-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatório_PIBA017-2008.pdf963,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Relatório_PIBA017-2008.pdf.txtExtracted text93,45 kBTextVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.