Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1128
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Produtividade, Sistematização da Avaliação de Carcaça e Parasitologia de Diferentes Categorias de Caitetus (Tayassu tajacu) e Tartarugas (Podocnemis expansa) manejados em Cativeiro na Amazônia Central
Autor(a): Karla Eduarda Marques Dantas
Orientador(a): Paulo Cesar Machado Andrade
Resumo: A captura indiscriminada e em grande escala de animais silvestres para o uso comercial foi, sem dúvida, a principal razão da redução populacional de espécies na Amazônia. O Governo Federal tenta desestimular a caça comercial e predatória, ao mesmo tempo, entretanto, ele passa a estimular a criação com finalidade comercial das principais espécies. O presente estudo pretende avaliar a produtividade, o nível de infestação parasitológica e determinar um sistema de avaliação de carcaça para diferentes categorias de caitetus (Tayassu tajacu) e tartarugas (Podocnemis expansa) manejados em Cativeiro na Amazônia Central. Tem como objetivos específicos: Comparar o ganho diário de peso entre caitetus machos, inteiros e castrados, e entre tartarugas de diferentes categorias de idade e tamanho, criadas em cativeiro; Avaliar o rendimento de carcaça e determinar os principais cortes das diferentes categorias de caitetus e tartarugas abatidos;determinar a composição bromatológica, perda de umidade e nível de maciez de diferentes cortes de caitetus; analisar e determinar os tipos de endoparasitas. A pesquisa será realizada com caitetus oriundos do criatório experimental da UFAM, situado no antigo CECAN, km 35 da BR-174. Já os quelônios para abate serão oriundos de doações de dois criadouros comerciais de quelônios devidamente registrados pelo IBAMA. Serão utilizados 5 caitetus machos inteiros e 5 caitetus machos castrados, monitorados da idade à desmama (3 meses) até o abate (12 meses).As tartarugas utilizadas serão animais doados para abate pelos criadouros sendo: 8 animais de 1 a 2 kg (idade: 3 anos; 4 machos e 4 fêmeas); 8 animais de 3 a 5 kg (idade: 4-5 anos) e 8 animais acima de 5 kg (idade acima de 6 anos).No caso dos caitetus, a metodologia e os cortes (pernil, lombo, costela e paleta) é similar à de suínos. Os parâmetros de carcaça avaliados serão: peso vivo e perda de peso, medidas lineares, rendimento de carcaça, rendimento dos cortes comerciais e dissecação física da carcaça. Na carne serão analisadas a composição da carne e a maciez através do método de força de cisalhamento e as perdas por cozimento, segundo a metodologia do AMSA. Os quelônios abatidos serão agrupados por categoria de sexo, idade aproximada e tamanho. Serão pesados antes do abate e, posteriormente, após a sangria, evisceração, retirada da carapaça e plastrão. Serão pesados os quartos dianteiros e traseiros, a carapaça, o plastrão, as vísceras e o sangue.O método usado para análise da composição bromatológica da carne de caitetu será o de Weende/ Micro Kjeldahl .Cada animal será considerado uma repetição. Os índices e estimadores não lineares gerados sofrerão transformação indicada pelo teste box-cox (sistema de análises SAS), para atenderem as exigências de normalidade das variáveis da Anova. Será aplicado, também, o teste não-paramétrico de Kruskall-Wallis para a comparação de entre as categorias dois a dois e o teste de Friedman, para os dados agrupados em blocos.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: Caitetu
carcaça
parasitologia
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Agrárias: Zootecnia
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Produção Animal e Vegetal
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1128
Data do documento: 31-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rel_final_PIB_-A_0019_2008.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.