Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1163
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Realização do balanço hídrico na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Amazonas (FAEXP/UFAM): uma estimativa de armazenamento de água no ambiente
metadata.dc.creator: Mauro Silva de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Francisco Adilson dos Santos Hara
metadata.dc.description.resumo: A disponibilidade de água á uma fator preponderante para maximização da produtividade agrícola. A maioria das culturas possui períodos críticos quanto à deficiência hídrica, durante os quais a falta de água causa sérios decréscimos na produção final; os prejuízos causados dependem da sua duração e severidade e do estádio de desenvolvimento da planta. Assim, é importante conhecer períodos de deficiência hídrica no solo para o sucesso dos cultivos agrícolas. O balanço hídrico é uma metodologia muito utilizada para se avaliar o armazenamento de água no solo e quantificar déficits e excessos hídricos ao longo do tempo. O balanço hídrico é um sistema contábil de monitoramento da água do solo e resulta da aplicação do princípio de conservação da massa em um volume de solo vegetado. A variação do armazenamento representa o balanço entre as entradas e saídas de água do volume de controle, em um intervalo de tempo. Sendo assim, este trabalho tem como proposta realizar a contabilidade de água no solo na Fazenda Experimental da UFAM (FAEXP/UFAM) para subsidiar determinação de época de plantios, manejo de irrigação d ecultivos, identificação de períodos de excesso e déficit de água no solo. Serão coletados dados referentes a temperatura do ar e preciptação a partir disto serão calculados os valores de evapotranspiração pelo método de Thornthwaite. Em seguida será feito o preenchimento da tabela de Balanço hídrico para a contabilidae da água do solo. Serão elaborados gráficos para identificação de períodos de entrada, retirada, excesso e deficência de água no solo.
Palabras clave : Déficit hídrico
Umidade do solo
Irrigação
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Engenharia Agrícola e Solos
Faculdade de Ciências Agrárias
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2008
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1163
Fecha de publicación : 31-jul-2009
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Mauro Silva de Almeida.pdf483,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.