Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1165
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação microbiológica do camarão Macrobrachium amazonicum (Heller,1862) salgado descascado, comercializado na cidade de Manaus - AM
Autor(a): Vanessa Ribeiro Reis
Orientador(a): Joel Lima da Silva Júnior
Resumo: Avaliação microbiológica do Camarão Canela (Macrobrachium amazonicum) não processado, comercializado na cidade de Manaus é de suma importância para a população sendo um processo de saúde pública. Doenças infecciosas de camarões tende a se intensificar decorrente da falta de pesquisas. Os principais agentes infecciosos que acometem os camarões de água doce e salgada são os vírus, fungos, bactérias e protozoários Dentre as doenças bacterianas os gêneros Vibrio spp., Aeromonas spp. , Alcaligenes spp. e Pseudomonas spp., sendo que os agentes contaminantes tem predileção pela casca do que a musculatura do crustáceo . A utilização de novas propostas de produtos destinados à conservação de produtos de origem animal é de suma importância, sendo um importante aliado para a indústria e a saúde pública. Tal processo não tem referências no Brasil sendo desta forma extremamente, importante aprimorar a tecnologia da conservação. Portanto faz-se necessário buscar novas estratégias com a realização de estudos que visem a agregar valores e maximizar sua vida de prateleira, pois, o pescado, de um modo geral é um produto extremamente perecível.
Palavras-chave: Macrobrachium amazonicum
Comercialização
Inspeção
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: MEDICINA VETERINÁRIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Produção Animal e Vegetal
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1165
Data do documento: 25-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RELATÓRIO_FINAL_PIB-A_0075_2008_vanessa.pdf345,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.