Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1167
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Decomposiçãp de liteira dinâmica dos nutrientes minerais nos ecossistemas de campinarana e baixio da Reserva Florestal Adolpho Ducke, Amazônia Central AM.
Autor(a): Stiffanny Alexa Saraiva Bezerra
Orientador(a): Julio César Rodriguez Tello
Resumo: A área de estudo está localizada na Reserva Florestal Adolpho Ducke do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, situada a 26 km ao norte de Manaus, na Amazônia Central, entre as coordenadas geográficas Latitude 03 08'S e Longitude60 02'W. Pela classificação de Köppen o clima cálido úmido.(Ranzani,1980).O objetivo desta pesquisa é estudar a dinâmica dos nutrientes e a decomposição da liteira nos diferentes ecossistemas do local.Para o estudo da dinâmica dos nutrientes serão coletadas amostras de solos nos diferentes ecossistemas, até 30cm de profundidade. Utilizaremos plásticos de 2,5 x 2,5m, construídos com suporte laterais de madeira suspensos do chão 50 cm, colocados ao redor dos troncos das árvores, da maneira mais uniforme possível. Estes plásticos serão alocados em número suficiente em cada ecossistema, de modo a permitir uma boa representação das comunidades vegetais. A liteira acumulada nos plásticos, serão retirados semanalmente, colocando as folhas, galhos, gravetos, raízes, etc. em sacos plásticos separados, para depois de pesados e secados proceder a respectiva analise dos teores químicos no laboratório. Também serão coletados os micro-artrópodes presentes nas amostras da liteira e acondicionados em frascos de vidro com álcool 70% para sua posterior identificação; analogamente serão coletados os microorganismos presentes nos detritos e acondicionados em placas de petri para seu isolamento e incubação e respectiva identificação no laboratório. Com a finalidade de verificar a dinâmica dos organismos decompositores da liteira, após colocados em sacos de nylon, serão identificados os decompositores presentes, e periodicamente (a cada 15 dias) será medido o peso dos sacos para verificar a perda do conteúdo e a velocidade de decomposição.
Palavras-chave: Serrapilheira
Dinâmica de nutrientes
Ecossistemas florestais
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Florestais
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1167
Data do documento: 31-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.