Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1218
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Levantamento de dípteros culicídeos (DIPTERA, CULICIDAE) no campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Brasil
Autor(a): Alline Almeida de Paiva
Orientador(a): Sérgio Luis Gianizella
Resumo: Os culicídeos são pequenos dípteros nematóceros (DIPTERA, NEMATOCERA, CULICIDAE, CULICINAE) que possuem hábitos hematófago e antropofílico. Certamente são os mosquitos (DIPTERA, CULICIDAE) os mais preocupantes por parte da saúde pública em todo o mundo dentro do campo da entomologia média, pois em sua grande maioria, são vetores de doenças infecciosas tais como as arboviroses causadas por Flavivirus sp. e parasitárias, como a filariose bancroftiana ocasionada por Wuchereria bancrofti. O presente estudo tem por objetivo realizar um levantamento da fauna de culicídeos e identificar gêneros e/ou espécies no Campus da Universidade Federal do Amazonas UFAM devido à presença de um propício ambiente para o seu desenvolvimento. A área de estudo será subdividida em cinco regiões específicas onde serão instaladas armadilhas luminosas do tipo CDC (Center for Disease Control) durante uma semana de cada mês no período de julho de 2008 a julho de 2009. O material coletado será levado para o laboratório de Zoologia da UFAM para triagem e posteriormente, encaminhado ao Laboratório de Entomologia da Fundação de Medicina Tropical FMT/AM para identificação pelo pesquisador Nelson fé.
Palavras-chave: Dípteros culicíceos
Culicidae
Amostragem populacional
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PARASITOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1218
Data do documento: 31-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Relatorio_Pibic_Final_Corrigido_ALLINE.pdf768,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.