Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1225
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Investigação parasitológica e perfil nutricional de estudantes do ensino fundamental da comunidade São João do Tupé, Amazonas
Autor(a): Camila Oliveira Cunha
Orientador(a): Maria Linda Flora de Novaes Benetton
Resumo: Introdução: As parasitoses intestinais no Brasil são um dos principais problemas de saúde, contribuindo para o agravamento de problemas socias, econômicos e médicos. Vários estudos relatam que as comunidades rurais são as mais atingidas e como no Amazonas existem poucos trabalhos visando à pesquisa de enteroparasitas em comunidades rurais, a presente pesquisa, tem como objetivo realizar uma investigação parasitológica e determinar o perfil nutricional de estudantes do ensino fundamental da comunidade rural São João do Tupé. Material e métodos: análise coproparasitológica utilizando-se o método de Hoffman, Pons & Janner, de 50 alunos devidamente matriculados no ensino fundamental da escola da comunidade e avaliação nutricional obtida através da quantificação das medidas antropométricas (peso e altura). Justificativa: Uma vez que não existem trabalhos semelhantes nesta área de abrangência, a avaliação desta população alvo é de suma importância, pois proporcionará um conhecimento da real situação das parasitoses nos escolares da comunidade São João do Tupé. Somado a isto, a realização de palestras para a comunidade resultará na conscientização da população sobre hábitos de higiene e medidas preventivas de enteroparasitoses. Este trabalho permitirá a correlação entre ocorrência de parasitos intestinais, a situação do saneamento básico e a influência sociocultural, possibilitando a avaliação e proposição de medidas adequadas de manejo e controle dos parasitos mais freqüentes da região.
Palavras-chave: Investigação
Parasitológica
Nutricional
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PARASITOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Parasitologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1225
Data do documento: 31-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Oliveira Cunha.pdf715,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.