Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1226
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Osteocronologia de Caiman crocodilus (Crocodylia/Alligatoridae) de vida livre na várzea da Reserva Piagaçu-Purus, Amazonas-Brasil
Autor(a): Camila Batista Bastos
Orientador(a): Ronis da Silveira
Resumo: O estudo do padrão de formação das marcas periódicas de crescimento para determinar a idade dos indivíduos é denominado esqueletocronologia. A população de jacaré-tinga (Caiman crocodilus) alvo deste estudo, é aquela sujeita a maior pressão de caça ilegal na última década em toda a Amazônia, já com indícios de insustentabilidade. O nosso objetivo geral neste estudo será obter estimativas confiáveis, e inéditas, da idade de machos e de fêmeas dos seguintes grupos de indivíduos de C. crocodilus de vida livre nas várzeas do baixo Rio Purus: (a) idade da primeira reprodução (maturidade), (b) idade dos jacarés mais caçados ilegalmente e (c) idade das fêmeas nidificando na população. Além de contribuir para um maior e melhor entendimento da dinâmica populacional do jacaré-tinga na Amazônia brasileira. Os nossos objetivos específicos serão os seguintes: 1) Definir qual porção e qual osso longo (fêmur ou úmero) melhor retrata a formação dos anéis de crescimento para a espécie; 2) Avaliar as relações entre os anéis de crescimento, o tamanho dos indivíduos e o pulso de inundação, e como esses fatores podem explicar a idade dos animais; 3) Estimar a idade mínima reprodutiva de ambos os sexos e 4) Estimar a idade das fêmeas que nidificam na localidade; e dos indivíduos da espécie caçados ilegalmente na região. Dezoito C. crocodilus serão capturados até novembro de 2008, no entorno e no extremo norte da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus, no Estado do Amazonas. Amostras dos ossos longos serão desmineralizadas com RDO e cortados em micrótomo de congelação, na espessura de 30 a 45 micrômetros. Os cortes serão imersos em Borato de Sódio a 1% e corados com Hematoxilina para melhor visualização dos anéis etários. Após a coloração, os cortes serão banhados com Glicerina, seguido por um banho de água destilada e posterior montagem em lâmina e lamínula com Etellan. Estatísticas descritivas, coeficiente de correlação de Pearson e regressão linear simples serão utilizadas para avaliar a natureza dos dados e suas associações. A seguinte lógica será utilizada para abordar o parâmetro etário, na ausência de indivíduos com idade conhecida na amostra. O tamanho (comprimento rostro-anal, em cm) dos jacarés será relacionado com os respectivos números de anéis ósseos dos mesmos indivíduos. A seguir, o tamanho dos indivíduos amostrados será convertido em idade, baseado nos modelos de marcação-recaptura realizado na Reserva Mamirauá, em hábitats semelhantes ao do baixo rio Purus. Por fim, a idade dos animais será substituída pelo número de pulsos de inundação equivalentes ao período de vida dos jacarés. A hipótese principal a ser testada é a de que os anéis de crescimento refletem o pulso de inundação, sendo útil para a determinação da idade dos indivíduos. Também se espera que o tamanho e a idade das fêmeas em nidificação sejam menores do que as encontradas em outras regiões, em função da pressão intensa de caça no baixo Rio Purus.
Palavras-chave: Crocodylia
Caiman crocodilus
esqueletocronologia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1226
Data do documento: 25-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Relatório_Final_Pibic_0035-2008.pdf715,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.