Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1231
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Propriedade antimicrobiana de Lentinus citrinus para futura aplicação no tratamento de infecções fúngicas e bacterianas
Autor(a): Erika Kiyomi Yuyama
Orientador(a): Maria Francisca Simas Teixeira
Resumo: Os cogumelos comestíveis representam um dos maiores recursos inexplorados como novas fontes de biocompostos para a promoção da saúde do homem. Assim sendo, este trabalho terá como objetivo determinar a atividade antimicrobiana dos basidiomas de Lentinus citrinus DPUA 1535 contra bactérias patogênicas e Candida albicans. O cogumelo, matéria-prima desta pesquisa, será cedido pela Coleção de Cultura DPUA, da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Para obtenção dos extratos orgânicos, os basidiomas Lentinus citrinus DPUA 1535, recém colhidos serão armazenados em bandejas de isopor envoltos em PVC flexíveis, com capacidade para 250 g do produto, procedendo-se a adição dessas estruturas no acetato de etila, em funil de separação. Ao término de 24 horas, os extratos serão submetidos à evaporação sob vácuo. Os microrganismos-teste serão cultivadas em Ágar Sabouraud, a 25 oC por 48 horas (Candida albicans DPUA 1340) e em Ágar Müeller-Hinton, a 37 oC por 24 horas (Staphylococcus aureus CCT 1352, Escherichia coli CCT 0547 e Mycobacterium smegmatis PDUFPE-71). Nos testes de bioautografia será utilizada cromatoplaca de camada delgada (CCD), em sílica gel 60. Em cada cromatoplaca será aplicada uma alíquota do extrato orgânico com tubo capilar, a uma distância de um centímetro, tanto do padrão [solução de Rifampicina (0,005 mg/mL, para bactérias) e Itraconazol (0,005 mg/mL, para as leveduras) quanto das amostras (extratos), as mesmas serão submetidas à eluição e secagem a temperatura ambiente (25 ºC). As substâncias serão observadas sem e com substância reveladora (cristais de iodo) em 254 nm e UV (360 nm), seguindo-se a determinação dos respectivos Rf de cada banda visualizado . Após eluição, as cromatoplacas serão colocadas em placa de Petri e sobre elas será vertido ágar Mueller-Hinton ou ágar Sabouraud contendo a suspensão de esporos das bactérias ou fungos e a substância reveladora [Cloreto de Trifeniltetrazolium (TCC)]. A atividade antimicrobiana será determinada visualizando um halo ao redor de cada banda na CCD.
Palavras-chave: Lentinus citrinus
Antimicrobiana
Bioautografia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: MICROBIOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Parasitologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1231
Data do documento: 31-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Erika Kiyomi Yuyama.pdf472,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.