Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1241
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Educação ambiental sobre os botos da Amazônia (Sotalia fluviatilis e Inia geoffrensis MAMMALIA, CETACEA): Uma proposta de orientação a pescadores em Atalaia do Norte Am.
Autor(es): Leiriane Sangama Mesquita
Primeiro Orientador: Tatyanna Mariúcha de Araújo Pantoja
Resumo: Nas águas amazônicas coexistem duas espécies de cetáceos, o boto tucuxi (Sotalia fluviatilis GERVAIS & DEVILLE, 1853) da família Delphinidae, e o boto-vermelho (Inia geoffrensis BLAINVILE, 1817) da família Iniidae. Para se alimentar, podem competir com as frotas pesqueiras em comunidades ribeirinhas, o que muitas vezes culmina com o emalhe destes animais nas redes de pesca, evento conhecido como captura acidental. Outro aspecto a se considerar são as lendas folclóricas oriundas da cultura ribeirinha ou indígena, que fazem parte do imaginário dos pescadores. Além disso, por vezes, é manifestada certa antipatia por parte dos pescadores em relação a estes animais, já que os mesmos ocasionalmente rasgam suas redes de pesca. Visando à sensibilização da comunidade pesqueira do município de Atalaia do Norte quanto à relevância ambiental destas espécies e ainda avaliar o impacto da atividade de educação ambiental proposta, será realizado o cadastramento dos pescadores artesanais do município de Atalaia do Norte, aos quais serão aplicados questionários sobre aspectos relacionados à interação botos-pesca. Serão realizadas palestras educacionais ressaltando a importância da preservação do boto tucuxi e do boto vermelho direcionadas aos pescadores. Posteriormente, será avaliado o impacto das palestras sobre a interpretação dos pescadores, verificando a eficácia da ação proposta.
Abstract: 
Palavras-chave: Botos da Amazônia
saberes tradicionais
preservação ambiental
CNPq: Ciências Biológicas: Biologia Geral
Idioma: pt_BR
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Natureza e Cultura - Benjamin Constant
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2008
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1241
Data do documento: 25-Jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.