Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1241
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Educação ambiental sobre os botos da Amazônia (Sotalia fluviatilis e Inia geoffrensis MAMMALIA, CETACEA): uma proposta de orientação a pescadores em Atalaia do Norte - AM
metadata.dc.creator: Leiriane Sangama Mesquita
metadata.dc.contributor.advisor1: Tatyanna Mariúcha de Araújo Pantoja
metadata.dc.description.resumo: Nas águas amazônicas coexistem duas espécies de cetáceos, o boto tucuxi (Sotalia fluviatilis GERVAIS & DEVILLE, 1853) da família Delphinidae, e o boto-vermelho (Inia geoffrensis BLAINVILE, 1817) da família Iniidae. Para se alimentar, podem competir com as frotas pesqueiras em comunidades ribeirinhas, o que muitas vezes culmina com o emalhe destes animais nas redes de pesca, evento conhecido como captura acidental. Outro aspecto a se considerar são as lendas folclóricas oriundas da cultura ribeirinha ou indígena, que fazem parte do imaginário dos pescadores. Além disso, por vezes, é manifestada certa antipatia por parte dos pescadores em relação a estes animais, já que os mesmos ocasionalmente rasgam suas redes de pesca. Visando à sensibilização da comunidade pesqueira do município de Atalaia do Norte quanto à relevância ambiental destas espécies e ainda avaliar o impacto da atividade de educação ambiental proposta, será realizado o cadastramento dos pescadores artesanais do município de Atalaia do Norte, aos quais serão aplicados questionários sobre aspectos relacionados à interação botos-pesca. Serão realizadas palestras educacionais ressaltando a importância da preservação do boto tucuxi e do boto vermelho direcionadas aos pescadores. Posteriormente, será avaliado o impacto das palestras sobre a interpretação dos pescadores, verificando a eficácia da ação proposta.
Palabras clave : Botos da Amazônia
Saberes tradicionais
Preservação ambiental
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Natureza e Cultura - Benjamin Constant
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2008
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1241
Fecha de publicación : 25-jul-2009
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Leiriane Sangama Mesquita.pdf983,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.