Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1427
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Caracterização dos fatores controladores de risco erosivo nas encostas dos bairros João Paulo e Francisca Mendes da cidade de Manaus: elementos para planejamento urbano
Autor(a): Thamiris Carvalho Monteiro Maia
Orientador(a): Adorea Rebello da Cunha Albuquerque
Resumo: Com relação à cidade de Manaus, torna-se pertinente afirmar que a mesma se caracteriza por unidades de relevo, onde os recortes de vales por canais hidrográficos são traços marcantes tornando-o consideravelmente acidentado e, constituindo assim, diversas encostas que são geralmente ocupadas pela população menos favorecida. Isto decorre pela ausência de planejamento e fiscalização em áreas urbanas, permitindo que a população se instale em áreas frágeis, ou seja, em áreas de risco. De acordo com Rosa Filho e Cortez (2004) a ocupação das áreas frágeis provoca enchentes ou a erosão, é evidente que quem vai sofrer mais é o habitante desses locais. Dados provenientes da Defesa Civil do Estado do Amazonas demonstram que os eventos adversos mais freqüentes estão relacionados às enchentes, estiagens e desabamentos. Os referidos eventos associados ao acentuado nível de urbanização da cidade de Manaus, principalmente à ocupação de encostas, tornam os ambientes propícios aos diversos riscos ambientais. Desse modo, é de total relevância que se estabeleça um estudo para a prevenção de situação de risco na cidade de Manaus.
Palavras-chave: Erosão
Encostas
Área de risco
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Geografia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1427
Data do documento: 23-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rel.finalPIBIC_ThamirisMaia-2009.pdf9,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.