Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1463
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1José Francisco de Magalhães Netto
dc.creatorAndré Alves Nogueira
dc.date.accessioned2016-09-23T14:09:23Z-
dc.date.available2016-09-23T14:09:23Z-
dc.date.issued2009-07-31
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1463-
dc.description.abstractpt_BR
dc.description.resumoA Robótica Educacional é uma área multidisciplinar, que por meio da montagem, programação e testes com robôs, propicia aprendizagens em diversas áreas, tais como Eletrônica, Mecânica, Programação, entre outras. Uma aspecto importante da Robótica Educacional é a promoção da socialização de seus praticantes por meio dos diversos eventos de competições, onde são apresentados aos participantes, gealmente jovens e adolescentes problemas, denominados Desafios Robóticos. O Departamento de Ciência da Computação da UFAM tem iniciado um trabalho de difusão da prática de Robótica Educacional por meio da criação do LaboREAM (Laboratório de Robótica Educacional do Amazonas), cujo início de atividades está previsto para o 1o Semestre de 2008. O LaboREAM visa, além de difundir a Robótica Educacional entre os jovens amazonenses, promover capacitação e treinamento nessa área para Professores da Rede Pública, do Municíipio de Manaus e do Interior. Dentre as opções de escolha de plataforma de Robótica Educacional, optou-se pelo kit Lego Mindstorms NXT por ser amplamente difundido, tendo vasta literatura e sítios de apoio, sendo a base de muitos experimentos e eventos no Mundo, e também por ser, até o momento, a melhor opção considerando-se a relação custo/benefício. Este projeto de pesquisa tem a finalidade de realizar o levantamento inicial e avaliação das propostas que estão sendo executadas no Brasil e no Mundo. Ao final, pretende-se criar baterias de desafios robóticos adequados à realiidade amazonense. Para avaliar as diversas baterias de testes, estão previstas realizações de eventos. O projeto é uma extensão das pesquisas iniciadas em nosso Doutorado, que se relacionaram ao uso de Novas Tecnologias na Educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.formatPDF
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Computacaopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma PIBIC 2008pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectRobótica Educacional
dc.subjectLego Mindstorms NXT
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terra: Metodologia e Tecnicas da Computacaopt_BR
dc.titleElaboração de baterias de testes de robótica educacional usando lego mindstorms NXTpt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoCiência da Computaçãopt_BR
dc.pibic.tipobolsa
dc.pibic.nrprojetoPIB-E/0088/2008
dc.pibic.projetoElaboração de baterias de testes de robótica educacional usando lego mindstorms NXT
dc.pibic.dtinicio2008-08-01
dc.pibic.dtfim2009-07-31
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.