Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1475
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: Diagnóstico do uso de softwares educacionais nas escolas de ensino fundamental e médio do Município de Itacoatiara
metadata.dc.creator: Jessé Barbosa dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Odette Mestrinho Passos
metadata.dc.description.resumo: A utilização de ferramentas computacionais como suporte ao processo de ensino-aprendizagem tem motivado diversas investigações e projetos de pesquisa. A inserção da informática na Educação é também vista como um elemento contribuinte na construção de uma escola voltada para a realidade e na promoção da autonomia humana. Frente a este novo paradigma educacional as escolas devem propiciar ao aluno a eficiência na construção do conhecimento, convertendo a aula num espaço real de interação, de troca de resultados, adaptando os dados à realidade do educando. E o computador deve ser inserido na sala de aula como ferramenta potencializadora desse desenvolvimento, uma vez que esta nova ferramenta educacional, trouxe uma nova forma de auxílio na aprendizagem das crianças. Desta forma ressaltamos a importância do uso de ferramentas educacionais no processo de ensino e aprendizagem, seja através de softwares educacionais específicos ou ainda através da criatividade dos professores em utilizar os recursos que acompanham os computadores. Para tanto a proposta inserida neste trabalho visa, primeiramente, fazer um levantamento dos softwares educacionais (proprietários e livres) utilizados nos laboratórios de Informática, das escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio do Município de Itacoatiara, de maneira a realizar um estudo demonstrativo da aplicação desses recursos. Posteriormente, realizar uma pesquisa na Internet, sobre softwares educacionais proprietário e livre, de forma a divulgar ao professor essas ferramentas, através de um ambiente virtual educacional, para uso no laboratório de informática, juntamente com uma avaliação dos mesmos, no que diz respeito aos aspectos pedagógicos, sociais e educacionais.
Abstract: The use of computational tools to support the process teaching-learning has motivated several investigations and research project. The insertion of information technology in Education is also seen as a contributing element in the construction of a school focused on reality and promoting human autonomy. Faced with this new educational paradigm, schools should provide the student the efficiency in the construction of knowledge, converting the classroom in a real space of interaction, of exchange of results, adapting the data to the reality of the student. The computer must be inserted into the classroom as a potentializing tool for this development, since this new educational tool, brought a new form of aid in children's learning. Thus we emphasize the importance of using educational tools in the teaching and learning process, either through software specific educational activities or through the creativity of the teachers in using the resources that accompany the computers. With the objective of investigating the use of the information technology, by teachers and students, a survey was carried out educational software (proprietary and free) existing in the public and private primary and secondary schools in the municipality of Itacoatiara, in order to carry out a study demonstration of the application of these resources. Through a questionnaire, applied to those responsible for the school, it was observed that 33% of schools have a laboratory, but that no teacher uses educational tools to assist in the teaching-learning process of its students. In addition, it was found that the internet is available in 67% of the laboratories, and that in three of them, the community has access to computers, at times pre-established by the school management. In order to mitigate this In reality, a list containing software and games was made available. educational activities, together with an evaluation of them with regard to respect to functional and curricular aspects, in order to contribute with improving teaching.
Keywords: Informática na Educação
Softwares Educacionais
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2008
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1475
Issue Date: 31-Jul-2009
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
0107.pdf801,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.