Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1475
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Odette Mestrinho Passos
dc.creatorJessé Barbosa dos Santos
dc.date.accessioned2016-09-23T14:09:26Z-
dc.date.available2016-09-23T14:09:26Z-
dc.date.issued2009-07-31
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1475-
dc.description.abstractpt_BR
dc.description.resumoA utilização de ferramentas computacionais como suporte ao processo de ensino-aprendizagem tem motivado diversas investigações e projetos de pesquisa. A inserção da informática na Educação é também vista como um elemento contribuinte na construção de uma escola voltada para a realidade e na promoção da autonomia humana. Frente a este novo paradigma educacional as escolas devem propiciar ao aluno a eficiência na construção do conhecimento, convertendo a aula num espaço real de interação, de troca de resultados, adaptando os dados à realidade do educando. E o computador deve ser inserido na sala de aula como ferramenta potencializadora desse desenvolvimento, uma vez que esta nova ferramenta educacional, trouxe uma nova forma de auxílio na aprendizagem das crianças. Desta forma ressaltamos a importância do uso de ferramentas educacionais no processo de ensino e aprendizagem, seja através de softwares educacionais específicos ou ainda através da criatividade dos professores em utilizar os recursos que acompanham os computadores. Para tanto a proposta inserida neste trabalho visa, primeiramente, fazer um levantamento dos softwares educacionais (proprietários e livres) utilizados nos laboratórios de Informática, das escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio do Município de Itacoatiara, de maneira a realizar um estudo demonstrativo da aplicação desses recursos. Posteriormente, realizar uma pesquisa na Internet, sobre softwares educacionais proprietário e livre, de forma a divulgar ao professor essas ferramentas, através de um ambiente virtual educacional, para uso no laboratório de informática, juntamente com uma avaliação dos mesmos, no que diz respeito aos aspectos pedagógicos, sociais e educacionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiarapt_BR
dc.publisher.departmentpt_BR
dc.publisher.programPrograma PIBIC 2008pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInformática na Educação
dc.subjectSoftwares Educacionais
dc.subject
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terra: Ciencias Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleDiagnóstico do uso de softwares educacionais nas escolas de ensino fundamental e médio do Município de Itacoatiara.pt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoEngenharia de Produçãopt_BR
dc.pibic.tipobolsa
dc.pibic.nrprojetoPIB-E/0107/2008
dc.pibic.projetoDiagnóstico do uso de softwares educacionais nas escolas de ensino fundamental e médio do Município de Itacoatiara.
dc.pibic.dtinicio2008-08-01
dc.pibic.dtfim2009-07-31
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
0107.pdf801,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.