Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1482
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análise sedimentológica e estratigráfica dos depósitos sedimentares Quaternários do Gráben do Ariaú (GPA), localizado à oeste de Manaus
Autor(a): Luiz Saturnino de Andrade
Orientador(a): Emilio Alberto Amaral Soares
Resumo: Os depósitos Quaternários aflorantes na Bacia do Amazonas, que correspondem à última fase de sedimentação, ainda são pouco conhecidos do ponto de vista geológico. Tal fato se deve a escassez de dados sedimentológicos e estratigráficos detalhados, aliados a falta de dados de datação, principalmente dos depósitos de terraços fluviais mais antigos das bacias dos rios Negro e Solimões e depressões tectônicas associadas, como no Gráben do Ariaú (GPA), onde foram relacionados a Formação Solimões, do Mioceno. O GPA, mais extenso da região, apresenta orientação geral NW-SE, com aproximadamente 30 km de extensão, 18 km de largura e pelo menos 20 metros de espessura de sedimentos, e comporta dois níveis de terraços fluviais de distribuição assimétrica do Paraná do Ariaú (Soares, 2007). Embora haja razoável conhecimento sobre os depósitos quaternários do litoral brasileiro, muito pouco se conhece a respeito da sedimentação de rios amazônicos. Visando contribuir com o estudo do Quaternário da Amazônia Ocidental, este projeto de PIBIC tem como objetivo principal estudar a evolução sedimentar do GPA no quaternário, principalmente na sua porção norte, a partir da caracterização sedimentológica-estratigráfica, reconstituição do paleoambiental com base na análise de fácies, elementos arquiteturais e morfologia deposicional, além de dados complementares de mapeamento geológico baseados em análises de produtos de sensoriamento remoto e cartográficos, utilizando Imagens Landsat, cartas topográficas, fotografias aéreas e modelos digitais de elevação.
Palavras-chave: Fluvial, Quaternário, Grábens
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: GEOCIÊNCIAS
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Geociências
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1482
Data do documento: 31-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Engenharias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.