Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1635
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Iolete Ribeiro da Silva
dc.creatorBárbara Reboucas Alencar
dc.date.accessioned2016-09-23T14:23:58Z-
dc.date.available2016-09-23T14:23:58Z-
dc.date.issued2009-07-24
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1635-
dc.description.abstractpt_BR
dc.description.resumoA noroeste do estado do Amazonas situa-se uma região em que vivem vários grupos étnicos, caracterizando-se esta região conhecida com Alto Rio Negro por uma pluralidade lingüística e rica diversidade cultural. Em termos geopolíticos, esta região apresenta uma divisão que tem como base os principais rios, cujos cursos correspondem a locais habitados milenarmente por determinado grupo étnico. Desse modo, no rio Tiquié, reúnem-se os grupos de língua tukano. Os povos do Alto Rio Negro têm cerca de três séculos de contato com os não-índios. Como outros povos indígenas da região amazônica, a história de contato desses povos é marcada por relações de conflito, sofrimentos e perdas. Um estudo sobre escola indígena realizado por Weigel (2000) aponta indícios documentais a respeito de uma situação de significativo número de crianças e jovens indígenas do Alto Rio Negro que foram retiradas, sistematicamente, de suas comunidades, para estudar na cidade de Manaus. Um estudo posterior (WEIGEL, 2006), empreendido para confirmar esta hipótese mostrou que, de fato, a vinda de crianças e jovens indígenas para a cidade se deu. Entretanto, um grande número desses jovens não veio para estudar e um significativo contingente nunca retornou para as comunidades, permanecendo na cidade, como referem narrativas de indivíduos tukano. Esta pesquisa se propõe analisar em documentos e registros históricos indicados na pesquisa acima referida as narrativas sobre a vinda de crianças e jovens tukano para a cidade de Manaus, buscando apreender circunstâncias e condições sócio-educacionais, sócio-políticas e socioculturais que engendraram esse fluxo e a permanência desses indivíduos na cidade. A produção de conhecimento sobre esta questão tem um significado importante tanto para a história da sociedade amazônica em especial, no que diz respeito ao conhecimento sobre processos de vida do povo Tukano quanto para o estabelecimento de novas bases nas relações de educadores com jovens Tukano residentes em Manaus. A pesquisa tem como objetivo geral analisar em documentos e registros históricos a vinda de jovens tukano para a cidade de Manaus, buscando apreender circunstâncias e condições sócio-educacionais, sócio-políticas e socioculturais que engendraram esse fluxo e a permanência desses indivíduos na cidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na medida em que serão analisados dinamismos da vida dos jovens Baniwa, a serem apreendidos em registros encontrados sobre a mobilidade entre aldeia e cidade. A coleta de dados se fundamentará exclusivamente no exame de documentos e registros diversos, a serem levantados nos acervos documentais de arquivos públicos, como também de centros de documentação de instituições ligadas ao processo em questão tais como bibliotecas públicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.formatPDF
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma PIBIC 2008pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectjuventude
dc.subjecttukanos
dc.subjectalto rio negro
dc.subject.cnpqCiências Humanas: Psicologia Educacionalpt_BR
dc.titleJovens Tukano do Alto Rio Negro e suas fronteiras em Manauspt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoPsicologiapt_BR
dc.pibic.tipobolsa
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0003/2008
dc.pibic.projetoJovens Tukano do Alto Rio Negro e suas fronteiras em Manaus
dc.pibic.dtinicio2008-07-25
dc.pibic.dtfim2009-07-24
dc.contributor.colaboradorPERLA ALVES MARTINS
dc.contributor.Lattes
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pib-SA-0003-2008-_Tukano[2].pdf604,85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.