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metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: Programa Estação Casa da Física avaliando os impactos sociais
metadata.dc.creator: Tayná Castro Peñaranda
metadata.dc.contributor.advisor1: Marcia Perales Mendes Silva
metadata.dc.description.resumo: RESUMO: O presente estudo visa avaliar os impactos do Programa Estação Casa da Física, o qual contribui com a efetivação e consolidação do Ensino da Física no Amazonas. O Programa tem como referência que ensinar e fazer ciência na atualidade prescinde não apenas de diretrizes, mas, sobretudo, de novas praticas e hábitos. Depende também, de um processo continuo de discussão, investigação e atuação, o qual potencializará a construção de metodologias de ensino alternativas, as quais articulem teoria e prática no ensino da Física e, em particular, extrapolem os limites disciplinares, estabelecendo um dialogo profícuo com outras disciplinas. Isto posto, aduz-se que o Ensino da Física deve ser acessível, com vistas a se tornar mais interessante e compreensível aos alunos, ganhando um novo sentido, uma nova visão, voltada para a formação de um cidadão contemporâneo, dotado de instrumentais para compreender e participar da realidade a sua volta. Assim este estudo tem como objetivo central investigar os impactos sociais do programa de extensão Estação Casa da Física , vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (PROEXTI), desde 2004. Sendo que os objetivos específicos são: Analisar as atividades desenvolvidas pelo programa, objetivando identificar a compatibilidade entre tais atividades e as ações e objetivos propostos pelo mesmo e desvelar os desdobramentos do projeto na vida de seus beneficiados. Os procedimentos metodológicos que serão desenvolvidos em três etapas, indissociáveis, fundamentam-se na modalidade de pesquisa quanti-qualitativa. Neste sentido, este projeto explicita o compromisso social da Universidade Federal do Amazonas em dar respostas profícuas e efetivas às demandas sociais postas ao ensino regular da Física nas escolas brasileiras. As competências e habilidades requisitadas pela disciplina prescindem da construção de estratégias de ensino aprendizagem a serem utilizadas no cotidiano escolar, as quais devem envolver bem mais que a mera utilização do quadro e a repetição de exercícios. Estas devem primar pelo estabelecimento de conexões entre os conceitos e conhecimentos tecnológicos, oportunizando espaços de cooperação, solidariedade e responsabilidade que contribuam efetivamente para a construção de cidadãos conscientes e atuantes. Para finalizar, reforça-se que é vital avaliar os impactos que o referido programa de extensão provoca ao público-beneficiado, com vistas a fortalecer e consolidar uma cultura de avaliação de política, programas e projetos sociais na atualidade.
Abstract: 
Keywords: Avaliação de Impactos
Extensão Universitária
Educação.
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Sociais Aplicadas: Ciencias Sociais Aplicadas
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Serviço Social
Instituto de Ciências Humanas e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2008
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1639
Issue Date: 31-Jul-2009
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica

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