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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1639
Tipo de documento: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Programa Estação Casa da Física avaliando os impactos sociais |
Autor(a): | Tayná Castro Peñaranda |
Orientador(a): | Márcia Perales Mendes Silva |
Resumo: | RESUMO: O presente estudo visa avaliar os impactos do Programa Estação Casa da Física, o qual contribui com a efetivação e consolidação do Ensino da Física no Amazonas. O Programa tem como referência que ensinar e fazer ciência na atualidade prescinde não apenas de diretrizes, mas, sobretudo, de novas praticas e hábitos. Depende também, de um processo continuo de discussão, investigação e atuação, o qual potencializará a construção de metodologias de ensino alternativas, as quais articulem teoria e prática no ensino da Física e, em particular, extrapolem os limites disciplinares, estabelecendo um dialogo profícuo com outras disciplinas. Isto posto, aduz-se que o Ensino da Física deve ser acessível, com vistas a se tornar mais interessante e compreensível aos alunos, ganhando um novo sentido, uma nova visão, voltada para a formação de um cidadão contemporâneo, dotado de instrumentais para compreender e participar da realidade a sua volta. Assim este estudo tem como objetivo central investigar os impactos sociais do programa de extensão Estação Casa da Física , vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (PROEXTI), desde 2004. Sendo que os objetivos específicos são: Analisar as atividades desenvolvidas pelo programa, objetivando identificar a compatibilidade entre tais atividades e as ações e objetivos propostos pelo mesmo e desvelar os desdobramentos do projeto na vida de seus beneficiados. Os procedimentos metodológicos que serão desenvolvidos em três etapas, indissociáveis, fundamentam-se na modalidade de pesquisa quanti-qualitativa. Neste sentido, este projeto explicita o compromisso social da Universidade Federal do Amazonas em dar respostas profícuas e efetivas às demandas sociais postas ao ensino regular da Física nas escolas brasileiras. As competências e habilidades requisitadas pela disciplina prescindem da construção de estratégias de ensino aprendizagem a serem utilizadas no cotidiano escolar, as quais devem envolver bem mais que a mera utilização do quadro e a repetição de exercícios. Estas devem primar pelo estabelecimento de conexões entre os conceitos e conhecimentos tecnológicos, oportunizando espaços de cooperação, solidariedade e responsabilidade que contribuam efetivamente para a construção de cidadãos conscientes e atuantes. Para finalizar, reforça-se que é vital avaliar os impactos que o referido programa de extensão provoca ao público-beneficiado, com vistas a fortalecer e consolidar uma cultura de avaliação de política, programas e projetos sociais na atualidade. |
Palavras-chave: | Avaliação de Impactos Extensão Universitária Educação |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
Idioma: | pt_BR |
País de publicação: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | UFAM |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Serviço Social Instituto de Ciências Humanas e Letras |
Nome do programa: | Programa PIBIC 2008 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1639 |
Data do documento: | 31-jul-2009 |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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