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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Márcia Perales Mendes Silva-
dc.creatorTayná Castro Peñaranda-
dc.date.accessioned2016-09-23T14:23:59Z-
dc.date.available2016-09-23T14:23:59Z-
dc.date.issued2009-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1639-
dc.description.resumoRESUMO: O presente estudo visa avaliar os impactos do Programa Estação Casa da Física, o qual contribui com a efetivação e consolidação do Ensino da Física no Amazonas. O Programa tem como referência que ensinar e fazer ciência na atualidade prescinde não apenas de diretrizes, mas, sobretudo, de novas praticas e hábitos. Depende também, de um processo continuo de discussão, investigação e atuação, o qual potencializará a construção de metodologias de ensino alternativas, as quais articulem teoria e prática no ensino da Física e, em particular, extrapolem os limites disciplinares, estabelecendo um dialogo profícuo com outras disciplinas. Isto posto, aduz-se que o Ensino da Física deve ser acessível, com vistas a se tornar mais interessante e compreensível aos alunos, ganhando um novo sentido, uma nova visão, voltada para a formação de um cidadão contemporâneo, dotado de instrumentais para compreender e participar da realidade a sua volta. Assim este estudo tem como objetivo central investigar os impactos sociais do programa de extensão Estação Casa da Física , vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (PROEXTI), desde 2004. Sendo que os objetivos específicos são: Analisar as atividades desenvolvidas pelo programa, objetivando identificar a compatibilidade entre tais atividades e as ações e objetivos propostos pelo mesmo e desvelar os desdobramentos do projeto na vida de seus beneficiados. Os procedimentos metodológicos que serão desenvolvidos em três etapas, indissociáveis, fundamentam-se na modalidade de pesquisa quanti-qualitativa. Neste sentido, este projeto explicita o compromisso social da Universidade Federal do Amazonas em dar respostas profícuas e efetivas às demandas sociais postas ao ensino regular da Física nas escolas brasileiras. As competências e habilidades requisitadas pela disciplina prescindem da construção de estratégias de ensino aprendizagem a serem utilizadas no cotidiano escolar, as quais devem envolver bem mais que a mera utilização do quadro e a repetição de exercícios. Estas devem primar pelo estabelecimento de conexões entre os conceitos e conhecimentos tecnológicos, oportunizando espaços de cooperação, solidariedade e responsabilidade que contribuam efetivamente para a construção de cidadãos conscientes e atuantes. Para finalizar, reforça-se que é vital avaliar os impactos que o referido programa de extensão provoca ao público-beneficiado, com vistas a fortalecer e consolidar uma cultura de avaliação de política, programas e projetos sociais na atualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentServiço Socialpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma PIBIC 2008pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação de Impactos-
dc.subjectExtensão Universitária-
dc.subjectEducação-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titlePrograma Estação Casa da Física avaliando os impactos sociaispt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoServiço Socialpt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0009/2008-
dc.pibic.projetoPrograma Estação Casa da Física avaliando os impactos sociais-
dc.pibic.dtinicio2008-08-01-
dc.pibic.dtfim2009-07-31-
dc.contributor.colaboradorMárcia Irene Pereira Andrade-
dc.contributor.colaboradorIvamar Moreira da Silva-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

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