Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1644
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Trajetória de trabalho e condições de saúde dos(as) idosos(as) participantes das Unidades básicas de saúde dos bairros da zona norte de Manaus
Autor(a): Alice Alves Menezes Ponce de Leão
Orientador(a): Yoshiko Sassaki
Resumo: Objetivamos analisar a trajetória de trabalho e condições de saúde dos(das) idosos(as) participantes das Unidades básicas de saúde dos bairros da zona oeste de Manaus. Parte-se do pressuposto que esses idosos homens e mulheres estiveram trabalhando, na sua juventude e/ou maturidade, no processo de implantação do Projeto de Desenvolvimento Regional da Zona Franca de Manaus em sua maioria de modo precarizado e sem garantia das leis trabalhistas (registro em Carteira de Trabalho), subsidiada pela tese de Salazar(1991)que apenas 10% dos moradores da zona leste participavam em 1990 como trabalhadores no setor industrial de Manaus. Mas e no seu início nos anos 70/80, os moradores desses bairros, criado como consequência desse modelo de desenvolvimento, estavam inseridos formalmente no setor produtivo industrial ou comercial da Zona Franca? E agora como se vêem enquanto trabalhadores idosos? Que trajetórias percorreram até o envelhecimento e agora aposentados(as) com previdência ou sem ele? Será utilizada uma abordagem crítica , com aolicação deformulários semi-abertas e abertas junto aos idosos usuários das Unidades Básicas de Saúde selecionadas para coleta de dados referentes aos objetivos da pesquisa.Espera-se como resultado apontar as trajetórias e trabalho e condições de trabalho, comparando possíveis diferenças por bairro. Detectar as motivações e limitações de suas inserções nas formas de trabalho formal ou não, bem como vivenciam a velhice e sua condições de saúde. Como conclusão apontar possíveis sugestões de mudanças nas políticas de saúde e de trabalho refletindo sobre o trabalho desse trabalhador agora idoso. Esperamos que esta orientadora e três alunas envolvidas possam contribuir para sistematizar o conhecimento sobre a trajetória de trabalho e condições de saúde dos idosos, respectivamente, da zona leste, sul e oeste de Manaus, podendo apontar os resultados para a realidade de Manaus.Nesse sentido, a contribuição deste Projeto de pesquisa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política social e Seguridade Social no Amazonas -GEPPSSAM do Departamento de Serviço Social da Universidade do Amazonas na busca de alternativas ao enfrentamento de tais questões é de extrema relevância, pois oferece espaço simultaneamente, para o campo de ensino, pesquisa e extensão, destacando-se pelo seu papel de agente formador de recursos humanos, configurando-se num campo privilegiado do conhecimento e de intervenção social.
Palavras-chave: Trajetória de trabalho
Condições de saúde
Velhice
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Serviço Social
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1644
Data do documento: 31-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SA_015.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.