Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1682
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Acompanhamento do cultivo de tambaqui (Colossoma macropomum) em tanques-rede com diferentes densidades de estocagem na comunidade de São João do Tupé, RDS Tupé
Autor(a): Samir Borges Bressane
Orientador(a): Ana Cristina Belarmino de Oliveira
Resumo: A piscicultura apresenta-se como alternativa mais viável para suprir a demanda de proteína animal e reduzir a pressão da pesca sobre os estoques naturais. O monitoramento do desembarque pesqueiro ao longo de 30 anos indicam uma sobre-exploração nos estoques pesqueiros na região. O Tambaqui (Colossoma macropomum) é uma das espécies de peixes mais importantes para a economia regional, sua oferta já chegou a representar quase a metade do total de pescado comercializado em Manaus. A importância do mesmo para o ecossistema amazônico e economia regional trazem a necessidade do desenvolvimento de alternativas sustentáveis, como a piscicultura. A criação de peixes na RDS Tupé pode aproveitar o lago existente, que possui características propícias para o cultivo de peixes em tanques-rede. Portanto, é uma opção para produção de alimento e geração de renda no comércio realizado nas barracas da praia, uma vez que o pescado representa a principal fonte de proteína animal para população local. A implementação de técnicas para melhoria do aproveitamento do espaço e tempo de cultivo em tanque-rede na comunidade de São João do Tupé é de grande importância para permanência dessa atividade como alternativa de produção ecológica e economicamente sustentável na RDS. Logo, faz-se necessária a continuidade do estudo utilizando a técnica de repicagem, tendo como objetivo obter dados mais confiáveis e um maior conhecimento do comportamento do ambiente mediante a aplicação desse cultivo.
Palavras-chave: Piscicultura
Tanques-rede
Repicagem
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AQUICULTURA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Pesqueiras
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1682
Data do documento: 29-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Samir Borges Bressane.pdf757,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.