Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1686
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análise dos parâmetros reprodutivos da tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa) e tracajá (Podocnemis unifilis) em cativeiro
Autor(a): Jânderson Rocha Garcez
Orientador(a): Paulo Cesar Machado Andrade
Resumo: O Amazonas é o maior criador de quelônios do país (85 criadores registrados e 350.000 animais). Embora 87 praias reprodutivas sejam protegidas (1.477.454 filhotes/ano) a demanda por filhotes para criação têm sido cada vez mais elevada. Existe a necessidade analisar o desempenho reprodutivo dos filhotes que após 8 anos de cultivo atingiram a maturidade em cativeiro, faz-se necessário monitorar a reprodução destes animais que atualmente encontram-se com 13 anos de idade. Através do presente trabalho, pretende-se analisar os principais parâmetros reprodutivos de tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) e tracajás (P.unifilis) em cativeiro. A avaliação dos parâmetros reprodutivos de quelônios em cativeiro será realizada em nove criadouros comerciais no Iranduba, Manacapuru,Presidente Figueiredo, Manaus e Itacoatiara, e no CPPQA-UHE Balbina. Os reprodutores serão capturados para biometria e marcação, no período de acúmulo de reservas para reprodução (abril), período reprodutivo (agosto-setembro), período pós-desova (novembro). Durante a biometria das matrizes e reprodutores serão coletadas amostras de sangue de 30 animais para análise de hormônios LH, FSH e Progesterona. Os ninhos serão marcados com uma estaca numerada e cercados. Registrar-se-á, a fêmea que realizou a postura. A cada 5 ninhos, será feita contagem e biometria dos ovos e o registro da temperatura média de incubação. Na eclosão contar-se-á os filhotes, ovos inférteis, gorados, predados e o tempo de incubação. Serão analisados os parâmetros reprodutivos e a eficiência reprodutiva através das seguintes variáveis: tamanho e idade das fêmeas em postura; abundância e distribuição dos ninhos; no de ovos/ninho; período e temperatura de incubação; peso e tamanho dos ovos; taxa de eclosão; percentual de ovos inférteis; taxa de sobrevivência, tamanho e peso dos filhotes; razão sexual dos filhotes. Serão registrados os dados ambientais da praia (topografia, altimetria, granulometria da areia), da barragem ou tanque de reprodução (nível da água, pH, DBO, turbidez, temperatura, condutividades, amônia) e variáveis climáticas locais (pluviosidade, temperatura, radiação, nível de água da bacia hidrográfica mais próxima). Os dados serão agrupados em delineamento blocos casualizados (criadouro) e aplicação de ANOVA e teste não-paramétrico de Kruskall-Wallis e Friedman.
Palavras-chave: Podocnemis
Reprodução
Criação
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AQUICULTURA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Produção Animal e Vegetal
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1686
Data do documento: 29-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rel_Final_A_38_2009Jânderson.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Rel_Final_A_38_2009Jânderson.pdf.txtExtracted text79,26 kBTextVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.