Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1691
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Efeito de diferentes níveis de Urucum (Bixa Orellana L.) sobre a qualidade do Ovo de Poedeiras Comerciais Leves
metadata.dc.creator: Nathália Siqueira Flor
metadata.dc.contributor.advisor1: Frank George Guimarães Cruz
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito da adição de Urucum (Bixa Orellana L.) em rações de poedeiras sobre a qualidade do ovo. Serão utilizados 160 poedeiras da linhagem Dekalb White com 67 semanas de idade, criadas sob idênticas condições de alimentação e manejo. A ração a ser utilizada será confeccionada quinzenalmente na fábrica de ração do próprio setor, e armazenada em recipientes plásticos no galpão experimental, e terá 15,5% de PB, 2.750Kcal/kg de energia, 4,2 % de cálcio e 0,40% de fósforo. As aves serão distribuídas em um delineamento experimental inteiramente casualizado, sendo cinco tratamentos (0%; 0,5%; 1%; 1,5% e 2%) com quatro repetições de oito aves cada. Nos últimos dias de cada ciclo (21 dias), logo após a coleta, os ovos serão avaliados para a determinação de sua qualidade que será realizada da seguinte forma: para o peso do ovo, peso da gema, peso da casca, peso do albúmen, será utilizada uma balança analítica digital e separadores de clara e gema manual quando este for o caso, e serão mensurados em gramas; a gravidade específica dos ovos será mensurada utilizando-se seis soluções de NaCl, com densidade variando de 1.075 a 1.100 g/cm3 e com gradiente de 0,005 entre elas; a espessura da casca será feita em três pontos, na região basal, equatorial e apical do ovo utilizando-se um micrômetro; a altura do albúmen e da gema que será obtida pela leitura feita por um micrômetro e um paquímetro respectivamente; e posteriormente será calculada a Unidade Haugh. Os resultados serão submetidos à análise de variância através do Sistema para Análises Estatísticas e Genéticas SAEG da Universidade Federal da Viçosa. Para comparação entre as médias será aplicado o teste de Tukey a 5% de significância.
Palabras clave : Dekalb
Qualidade
Urucum
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Produção Animal e Vegetal
Faculdade de Ciências Agrárias
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2009
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1691
Fecha de publicación : 25-jul-2010
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Nathália Siqueira Flor.pdf949,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.