Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1695
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estudo das relações de trabalho entre os pescadores comerciais e a cadeia de comercialização dos bagres em uma comunidade rural na região de Manacapuru - AM
Autor(a): Rony Willams Frutuoso de Souza
Orientador(a): Therezinha de Jesus Pinto Fraxe
Resumo: Este projeto se propõe compreender as relações sociais, na pesca comercial do peixe liso na região de Manacapuru. Levando em consideração a situação de trabalho dos pescadores da comunidade Nossa Senhora das Graças. Identificar de que maneira as relações sociais são construídas, para além do que possamos compreender como uma simples troca econômica, sendo que, os pescadores, que entendemos como base produtiva desse processo, mantêm uma relação de fraternidade com os donos dos flutuantes, que são efetivamente os agentes intermediários que comercializam os produtos capturados com o mercado externo, aqui identificado pelos frigoríficos exportadores, localizados na cidade de Manacapuru. Partindo desses pressupostos, o trabalho de pesquisa objetivará a identificação dos atores sociais e seus papeis neste processo, além de eventuais problemas nesta cadeia comercial, sendo que, as populações tradicionais amazônicas têm que se adaptarem as condições de temporalidade impostas pelo mercado capitalista, que quase sempre não leva em consideração o tempo e os ciclos de renovação quantitativa e qualitativa dos recursos naturais, como a redução do estoque natural e também a captura de pescado de tamanho insuficiente para a comercialização.
Palavras-chave: Trabalho
Comercialização
Pesca
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Fund. Des. Agrícola
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1695
Data do documento: 28-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PIB-A_0472009.pdf726,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.