Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1702
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação de doses de extratos aquosos e alcoólicos de Arrabidaea bilabiata no controle de fungos fitopatogênicos
Autor(a): Blenda Naara Santos da Silva
Orientador(a): Jânia Lilia da Silva Bentes
Resumo: A procura por produtos alternativos, a partir de plantas, para o controle de fitopatógenos é intensa devido à crescente seleção de microorganismos resistentes frente ao uso de produtos químicos sintéticos, além disso, o uso de pesticidas à longo prazo, pode causar impactos negativos para a sociedade e para o meio ambiente. Arrabideae bilabiata (Sprague) Sandw. pertencente à família Bignoniaceae abundante em muitas áreas da Bacia Amazônica, é a planta tóxica mais importante para herbívoros nas regiões de várzea. Experimentos preliminares realizados com esta espécie demonstraram potencial para o controle dos fungos fitopagênicos das espécies Alternaria brassicae, Corynespora casiicola e Colletotrichum gloeosporiodes. Para obtenção dos extratos aquosos e alcoólicos serão utilizadas folhas secas e trituradas de A. bilabiata, coletadas no município de Autazea-AM. A avaliação do sobre o efeito dos extratos no crescimento micelial e esporulação dos fungos será feita em placas de Petri contendo meio de cultura BDA acrescido dos estratos em diferentes doses.O delineamento experimental será inteiramente ao acaso em esquema fatorial 5x2 (5 doses e dois tipos de extrato) para o extrato aquoso e fatorial 3 x 2 (3 doses e 2 tipos de extrato) para o extrato alcoólico, com dez repetições, sendo cada repetição representada por uma placa de Petri.
Palavras-chave: Controle alternativo
Fungos
Plantas
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Fundamentais e Desenvolvimento Agrícola
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1702
Data do documento: 29-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Blenda Naara Santos da Silva.pdf531,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.