Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1706
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Produção orgânica de pimenta ornamental (Capsicum frutescens L.) em vaso, em função de diferentes teores de matéria orgânica.
Autor(a): Diego Aguirregaray Fernandes Viana
Orientador(a): Ari de Freitas Hidalgo
Resumo: O mercado de plantas ornamentias está em plena ascenção no Brasil, principalmente o de plantas para decoração interior. As pimenteiras ornamentais vêm-se destacando pelo aspecto visual das plantas, facilidade de cultivo, pequeno porte e uso dos frutos. Este trabalho visa estudar a melhor composição de substrato orgânico para o cultivo de pimenteiras em vaso. Serão avaliadas quatro proporções de esterco bovino:terriço da mata, sendo as plantas cultivadas em vasos de cerãmica com capacidade para 1,5 l. As plantas serão acompanhadas semanalmente para avaliação da fenologia e da produção de frutos. Antes da avaliação final das plantas, será avaliada a qualidade visual das plantas, com uso de escala hedônica.Serão avaliados a produção de frutos maduros por semana, a partir do início da produção e até 180 dias de produção, quando as plantas serão avaliadas quanto à altura (cm), diâmetro do colo (mm) e comprimento da raiz principal (cm) e volume do sistema radicular (cm3), massa seca (g); número de frutos por planta e diâmetro e comprimento dos frutos (mm). O acompanhamento da fenologia será feiito desde o início da diferenciação floral. Os dados serão submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey (0,05). Estes resultados servirão de subsídios para a produção de pimenteiras ornamentais por pequenos produtores, visando acréscimos em dinheiro na renda familiar.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: Pimenta-de-mesa
cultivo orgânico
substrato
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Agrárias: Fitotecnia
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Produção Animal e Vegetal
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1706
Data do documento: 29-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.