Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1720
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Variação na morfologia e na atividade gonadal em função do tamanho corporal e do ciclo reprodutivo dos machos de jacaré-açu e de jacaré-tinga na Reserva Piagaçu-Purus
metadata.dc.creator: Roberto de Alencar Viana
metadata.dc.contributor.advisor1: José Fernando Marques Barcellos
metadata.dc.description.resumo: Muito do entendimento sobre a relevância dos machos na população efetiva de crocodilianos é obtida por análise apurada do sistema reprodutor, pois as informações disponíveis referem-se, na maioria das vezes, à ecologia de nidificação. O conhecimento da dinâmica reprodutiva dos machos em populações de Melanosuchus niger e de Caiman crocodilus é relevante para a conservação destas espécies, pois a caça ilegal praticada na Amazônia brasileira nas últimas décadas é a maior que se tem notícia no mundo. Esta se baseia principalmente na coleta de machos de médio e grande porte, que possivelmente representam os machos reprodutivos ou aqueles indivíduos em fase de recrutamento para esta parcela da população. Sendo assim, os aparelhos reprodutores dos machos de Melanosuchus niger (n = 13) e de Caiman crocodilus (n = 17), espécies em simpatria na Amazônia, estão sendo estudados objetivando descrever a anatomia destes animais macro e microscopicamente. Os animais foram capturados e abatidos durante os meses de março, agosto e dezembro de 2008 na periferia e no limite norte da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus, no Estado do Amazonas, abrangendo nesse período diferentes etapas do pulso anual de inundação do Rio Purus (cheia, vazante e seca, respectivamente). O próximo abate ocorrerá em maio (cheia) para ampliar o número amostral. Em campo, as estruturas reprodutivas são medidas, etiquetadas e preservadas com formol 10% tamponado em pH 7,0. No Laboratório de Histologia do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFAM, nove estruturas reprodutivas de cada espécie serão processadas até o final da primeira fase deste projeto mediante a técnica de inclusão em parafina e coloração de rotina hematoxilina-eosina. A primeira fase deste trabalho já contemplou a análise histológica de sete indivíduos de cada espécie e já é possível determinar a periodicidade do ciclo reprodutivo e a composição celular da linhagem espermatogênica de indivíduos de tamanhos variados. A relação entre a biometria dos animais com a produção de células da linhagem espermatogênica torna possível estimar o tamanho em que os machos dessas populações estão ou não aptos à reprodução. Porém, os dados obtidos causaram estranheza, pois os animais parecem reproduzir com tamanho muito inferior ao esperado, sendo necessária a captura de animais do mesmo tamanho ao analisado para verificar se trata de um problema de amostragem baixo ou refere-se ao reflexo de pressão de caça exercida naquela área de coleta. Portanto, sugere-se que a continuação deste trabalho, pelas informações relevantes que seus resultados podem trazer, tenha continuidade para que os objetivos aqui propostos sejam plenamente alcançados.
Palabras clave : Melanosuchus niger
Caiman crocodilus
Sistema reprodutor
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: MORFOLOGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Ciências Morfológica
Instituto de Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2009
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1720
Fecha de publicación : 29-jul-2010
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Roberto de Alencar Viana.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.