Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1723
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Compromisso íon-respiratório em arraias de água doce da família Potamotrygonidae (Chondrichthyes; Elasmobranchii): um estudo estereológico em brânquias.
Autor(a): Watuzy de Souza Barbosa
Orientador(a): Oscar Tadeu Ferreira da Costa
Resumo: Os peixes devem balancear a vantagem de maximizar a difusão de O2 nas brânquias com a desvantagem osmorregulatória do aumento da perda de íons/influxo de água para seus fluidos internos. Este é o conflito básico entre a troca gasosa e a regulação iônica nas brânquias de peixes de água doce (compromisso íon-respiratório). A manutenção dessa homeostase é crucial para a sobrevivência dos respiradores aquáticos. Como esse sistema pode operar em condições de estresse? Que alterações morfológicas devem permitir que as brânquias mantenham sua funcionalidade em tais condições? Até o momento, as arraias têm recebido pouca atenção do ponto de vista de sua conservação, mas muito interesse como recurso pesqueiro (peixe ornamental). O presente projeto objetiva realizar uma investigação morfométrica através da estereologia (um ramo da anatomia quantitativa que emprega técnicas de análise matematicamente fundamentadas) do sistema branquial das principais arraias de água doce (Potamotrygon motoro, P. schroderi, P. aff. orbignyi e Potamotrygon sp.) capturadas no município de Barcelos, Médio rio Negro (Amazonas), submetidas ao estresse de manuseio com finalidade de transporte como peixe ornamental.
Palavras-chave: Arraias
Brânquias
Morfometria
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: MORFOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Morfológica
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1723
Data do documento: 28-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Watuzy de Souza Barbosa.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.