Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1727
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Determinação da idade em Melanosuchus niger como subsídio à conservação de crocodilianos no baixo Rio Purus, Amazônia Central
Autor(a): Laís Cássia Monteiro de Souza Barreto
Orientador(a): Ronis da Silveira
Resumo: A idade dos indivíduos na população é um parâmetro importante na modelagem e no entendimento da dinâmica populacional de vertebrados, especialmente para espécies de vida longa e com maturidade sexual tardia. Este conhecimento torna-se critico na conservação e no manejo sustentável de espécies com valor econômico, como no caso do jacaré-açu (Melanosuchus niger). Apesar desta espécie ser historicamente muito explorada, legal ou ilegal, na Amazônia, o nosso conhecimento sobre a sua biologia ainda é incipiente. A idade em crocodilianos pode ser estimada por osteocronologia, mediante a contagem das camadas de deposição durante a ontogenia óssea. Esta técnica é uma ferramenta segura e útil para determinar a idade dos indivíduos sujeitos ao aproveitamento econômico. O objetivo geral neste estudo será estimar a relação entre o tamanho e a idade da população de M. niger presente da Reserva Piagaçu-Purus, como subsídio para o manejo sustentável da espécie no baixo Rio Purus no Estado do Amazonas. Os objetivos específicos serão os seguintes: (1) Definir qual porção e qual osso longo (fêmur ou úmero) melhor retrata a formação dos anéis de crescimento para a espécie; (2) avaliar as relações entre os anéis de crescimento, o tamanho dos indivíduos e o pulso de inundação, e como esses fatores podem prever a idade dos animais, e (3) estimar a idade mínima reprodutiva de ambos os sexos. Seis machos e seis fêmeas de M. niger foram capturados em 2008, no Entorno e no extremo norte da Reserva Piagaçu-Purus. Estes animais foram devidamente capturados e abatidos pela equipe técnica do Projeto Bajaquel. Os jacarés foram medidos e pesados segundo protocolo padrão do estudo de crocodilianos em ambientes amazônicos (DA SILVEIRA et al.,1997). Os ossos longos (fêmur e úmero) foram separados da musculatura, preservados em formol 10% por no mínimo 24 horas, e posteriormente mantidos em via seca. As amostras serão desmineralizadas com RDO® e cortadas em micrótomo de congelação, na espessura de 19 a 20 micrômetros. Os cortes serão imersos em Borato de Sódio a 1% e corados com Hematoxilina para melhor visualização dos anéis etários. Após a coloração, os cortes serão banhados com Glicerina, seguido por um banho de água destilada e posterior montagem em lâmina e lamínula com Etellan. O estágio reprodutivo (imaturo ou maduro) dos indivíduos será avaliado à luz de informações do aparelho reprodutor destes mesmos indivíduos que serão estudados concomitantemente por outros autores. A estrutura dos tamanhos das fêmeas nidificando na área de estudo será obtida mediante capturas especiais realizadas nos últimos três anos na área de estudo. Informações sobre a estrutura dos tamanhos dos jacarés caçados serão obtidas em estudos já publicados para a mesma população. Estatísticas descritivas, coeficiente de correlação de Pearson e regressão linear simples serão utilizadas para avaliar a natureza dos dados e suas associações.
Palavras-chave: Jacaré-açu
Osteocronologia
Amazônia brasileira
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1727
Data do documento: 28-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Report-Final_Pibic-B032__2009-2010_LaisBarretoVs2.pdf208,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.