Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1731
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Determinação da taxa de prevalência de ectoparasitos e endoparasitos nos ratos e camundongos do Biotério Setorial do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas.
metadata.dc.creator: Andressa Karina Ramos Leitão
metadata.dc.contributor.advisor1: Fábio Tonissi Moroni
metadata.dc.description.resumo: Os parasitas podem influenciar as pesquisas experimentais, aumentando a variabilidade dos dados e diminuindo a precisão das análises. Giardia muris induzem alterações nos níveis de dissacarídios intestinais , Spironucleus muris tem demonstrado interferir nas pesquisas de várias formas como aumento na severidade de infecções co-patogênicas, aumento na mortalidade associada aos tratamentos com cádmio, alterações nas funções macrofágicas e linfociticas nos animais estimulados com toxina tetânica, eritrócitos de ovelhas e mitogenos; Syphacia muris, em ratos, e Syphacia obvelata em camundongos, diminuem a suscetibilidade do hospedeiro artrite induzida e interfere no transporte de eletrólitos no intestino. Portanto, o controle dos ectoparasitos e endoparasitos é fundamental para que os dados obtidos de experimentos realizados in vivo sejam confiáveis e servirão de base para a implementação de um programa sanitário efetivo . O objetivo geral é verificar a taxa de prevalência de ectoparasitos e endoparasitos nos ratos e camundongos do Biotério Setorial do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).. Serão utilizados ratos e camundongos provenientes do Biotério Setorial do Instituto de Ciências Biológicas Será realizado um censo dos animais mantidos nas colônias de produção. Camundongos e ratos serão transportados separadamente em gaiolas de policarbonato e, em seguida, serão submetidos a anestesia dióxido de carbono em uma câmara apropriada, sangrados através da retro-orbital plexo ou punção cardíaca, e, em seguida, sacrificados antes de necropsia, em narcose profunda, Piolhos e ácaros serão diagnosticados através de exame direto das carcaças e identificados através de microscopia óptica das peles recolhida das regiões cervical e dorsal. Identificação específica terá como base uma análise microscópica morfológica. Ovos, larvas e adultos helmintos serão diagnosticados por microscopia óptica, examinando os fragmentos dos intestinos delgado e grosso, em amostras dos conteúdos do lúmen e do swab anal com fita adesiva . Oocistos de coccidioides serão pesquisados, Protozoários cistos e trofozoitos serão examinados em pequenas amostras do conteúdo duodenal e no lúmen do intestino delgado entre lâmina e lamínula, após adição de uma gota de solução salina 0,09%, e diagnosticada por microscopia óptica, Identificação específica teve como base uma análise microscópica morfológica em aumentos de 100x e 400x .Sempre que necessário, protozoário cistos serão corados com solução de iodo para permitir a sua identificação. Ovos e formas adultas do Trichosomoides crassicauda, endoparasita da bexiga de ratos serão investigadas. A identificação dos endoparasitas específicos será feita por microscópicos avaliação morfológica em aumentos 100x e 400x.
Palabras clave : Ectoparasitas
Endoparasitas
Animais de laboratório
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PARASITOLOGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Ciências Fisiológicas
Instituto de Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2009
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1731
Fecha de publicación : 28-jul-2010
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.