Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1735
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Influência do tamanho do inóculo no crescimento de Lentinus citrinus em meio líquido e reutilização da biomassa para produção de Basidioma em resíduo agroflorestal
metadata.dc.creator: Larissa Svetlana Cavalcante Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Maria Francisca Simas Teixeira
metadata.dc.description.resumo: A produção de cogumelos comestíveis está associada a forma de cultivo,ao preparo dos substratos, as condições de crescimento e ao processo de fermentação, assim como da biologia da espécie que se pretende cultivar e da disponibilidade do resíduo agroindustrial, de modo a não elevar o custo de processo. Esta pesquisa será realizada com objetivo de se verificar a influência do tamanho do inóculo no crescimento de Lentinus citrinus e da reutilização da biomassa obtida em meio líquido na produção de basidioma em resíduos agroindustrial. A determinação da influência do tamanho do inóculo será cultivado em ágar Batata Dextrose com Extrato de Levedura 0,5% (p/v), em placa de Petri, a 25ºC, sem luz. Após oito dias, desses cultivos serão retirados 10, 15 e 20 fragmentos medindo 10 mm de diâmetro para inoculação em cada frasco de Erlenmayer de 125 mL contendo 50 mL de meio líquido [GYP (glicose-peptona + extrato de levedura 0,5%, p/v)]. A fermentação submersa será conduzida 25º C, 150 rpm/5 dias. Ao término da fermentação a biomassa será separada do sobrenadante e a biomassa reaproveitada para produção de basidioma por fermentação semi-sólida em resíduo agroindustrial: 1) casca de cupuaçu fragmentada e farelo de arroz (2:1); 2) casca de cupuaçu em pó e farelo de arroz (2:1). Este processo será realizado a 25ºC, em condição estacionária, em ausência de luz, perfurando-se os recipientes de plástico após 72 horas. Seguida a completa miceliação do substrato, a fermentação será mantida nas condições similares de incubação, mas sob luz alternada (12 horas na presença de luz e 12 sem luz), com umidade 90-100%, até o completo desenvolvimento dos basidiomas. Ao término do processo será determinada eficiência biológica, Produtividade e Taxa de Produção.
Palabras clave : Lentinus
Fermentação
Inóculo
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: MICROBIOLOGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Parasitologia
Instituto de Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2009
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1735
Fecha de publicación : 25-jul-2010
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Larissa Svetlana Cavalcante Silva.pdf428,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.