Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1745
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análises de espectroscopias FT-IV e FT-Raman para caracterização e controle de qualidade de biodiesel e misturas de biodiesel/diesel
Autor(a): Victor Augusto Araújo de Freitas
Orientador(a): Paulo Rogério da Costa Couceiro
Resumo: O biodiesel é um combustível renovável e biodegradável, de modo geral, é definido pela National Biodiesel Board (EUA) como o derivado mono-alquil éster de ácidos graxos de cadeia longa, proveniente de fontes renováveis como óleos vegetais ou gordura animal, cuja utilização está associada à substituição de combustíveis fósseis em motores de ignição por compressão (motores do ciclo diesel). Como uma fonte alternativa de combustível, o biodiesel pode ser usado na sua forma pura ou misturado ao diesel derivado do petróleo. Sua produção é realizada a partir da transesterificação de óleos vegetais ou de gordura animal (fontes de triglicerídeos), com características físico-químicas semelhantes às do diesel. Em 2013, será obrigatório à inserção de 5 % de biodiesel no diesel derivado do petróleo (B5) em todo o território nacional. Dessa forma, a produção de biodiesel conta com uma série de isenções fiscais, que podem favorecer a alguns tipos de adulteração nas misturas diesel/biodiesel, e considerando os antecedentes históricos e atuais de adulteração de combustíveis no Brasil que registraram média 7,5 % dos postos selecionados para fiscalização apresentam problemas de adulteração de combustíveis. Diante da problemática e da disponibilidade dos equipamentos de FT-IV e FT-Raman no âmbito da UFAM, o projeto tem como principal proposta realizar análises de caracterização visando o controle de qualidade de diesel, biodiesel (origens distintas) e misturas de biodiesel/diesel buscando evidências de adulterações nas misturas em composição de BX.
Palavras-chave: Biodiesel
FT-IV
FT-Raman
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Química
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1745
Data do documento: 28-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Relatorio_Final_PIB-E-0061-REVISADO.pdf591,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.