Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1795
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análise Sedimentológica e Estratigráfica de testemunhos de Sondagens de Depósitos Sedimentares Cretáceos-Neógenos da Região do baixo Rio Negro, Amazonas.
metadata.dc.creator: Rogério Oliveira Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Emilio Alberto Amaral Soares
Resumo: Nas últimas décadas, a identificação de unidades sedimentares neógenas tem sido uma controvérsia na estratigrafia da Bacia do Amazonas. A presença de depósitos desta idade em alguns locais da Amazônia Central sugere uma nova interpretação para a fase final de sedimentação das bacias do norte do Brasil. Nas regiões de Itacoatiara e Manacapuru a unidade neógena é composta principalmente por arenitos e pelitos sendo delimitada por superfícies de descontinuidades (paloessolos lateríticos). Entretanto, faltam estudos detalhados, principalmente de subsuperfície, para comprovar a ocorrência desta unidade na região de Manaus e facilitar os dados de correlação estratigráfica. Portanto, este projeto de pesquisa visa a análise sedimentologica e estratigráfica da seqüência sedimentar cretácea-neógena por meio da análise de testemunhos de furos de sondagens rotativa que estão sendo realizados para a construção da Ponte Estaiada sobre o Rio Negro. Os furos de sondagens rotativas estão sendo realizados pelo Consórsio Rio Negro e serão cedidos para este estudo por meio de uma parceria entre a SRMN (Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Região Metropolitana de Manaus) e o Departamento de Geociências (DEGEO) da UFAM.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: cretáceo, neógeno, Rio Negro
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Exatas e da Terra: Geologia
Idioma: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Geociências
Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1795
Data do documento: 28-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.