Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1799
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Projeto e Implementação de um Sistema de Vigilância Digital Confiável e de Baixo Custo Utilizando Software Livre
Autor(a): Manoel Cândido Ribeiro Júnior
Orientador(a): Horácio Antonio Braga Fernandes de Oliveira
Resumo: Com o advento da tecnologia, os sistemas de vigilância têm se automatizado e digitalizado. Tecnologias atuais permitem a conversão de imagens analógicas em imagens digitais, bem como a detecção de movimentos e etc. Diversos softwares para circuitos internos de TV, como são chamados, têm sido desenvolvidos e comercializados. Entretanto, grande parte das soluções custosas e de código fonte fechadas. Este projeto visa propor uma solução de sistema de vigilância digital que seja confiável e de qualidade e, ao mesmo tempo, aberto e de baixo custo através da integração de diversas tecnologias de câmeras e da utilização de software livre. Com o auxilio de um Software Livrem baseado em Linux, o software poderá ser destinado ao uso de múltiplas câmeras para aplicações de segurança e circuito interno de TV, esse projeto vem a ser uma alternativa às necessidades que se têm em poder usufruir de um sistema de segurança digital de qualidade, confiança, eficácia e baixo custo. Espalhadas em pontos estratégicos, todas as câmeras serão conectadas via rede (e outras tecnologias) a um servidor, e gerenciadas - inclusive remotamente - pelo ZoneMinder, que por sua vez, traz um imenso leque de opções e funções para captura, armazenamento e gerenciamento de vídeos, tudo digitalmente. Podendo ainda ser modificado, aperfeiçoado e usado de acordo com as necessidades do ambiente a ser vigiado por tratar-se de um Software Livre.
Palavras-chave: Sistema de Vigilância Digital, Software Livre, Segurança
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Computacao
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1799
Data do documento: 28-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.