Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1825
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Conjuntos habitacionais populares no Bairro Cidade Nova em Manaus: as políticas públicas habitacionais no período de 1980-2008
Autor(a): Luciana Karoline Farias de Moura
Orientador(a): José Aldemir de Oliveira
Resumo: Resumo Compreender a cidade para além da aparência é traçar os passos da sociedade contemporânea, as cidades expressam a realidade social e econômica da sociedade. Tal realidade é detectada ao analisarmos a questão da habitação que, segundo Oliveira e Costa (2007,p.02) é o centro dos problemas urbanos [...]visto que ela explicita as contradições resultantes da produção da cidade numa sociedade desigual[...] . O papel do Estado na produção de moradia é de fundamental importância, pois pode exercer os mais diversos papéis no espaço urbano podendo ser proprietário fundiário, proprietário imobiliário, exercendo até mesmo todas as funções dos agentes produtores do espaço urbano sem deixar de ser também, um o agente de regulação do uso do solo (CORRÊA, 2002). A proposta desta pesquisa é analisar as políticas habitacionais populares em Manaus no período de 1980-2008, o que nos permite traça o histórico da atuação do Estado na produção de moradia neste período. Para tanto, elegemos como área de aplicação da pesquisa o Bairro Cidade Nova cuja construção ocorreu no início da década de 1980. A Cidade Nova surgiu para atenuar o déficit habitacional decorrente do êxodo rural, da migração intra-regional que determinaram aumento do fluxo migratório atraindo pessoas pela possibilidade de emprego no Pólo Industrial de Manaus. O presente projeto de Iniciação Científica está vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia Brasileira NEPECAB sendo uma ramificação do projeto maior intitulado As transformações na rede urbana na Amazônia Ocidental: análise da influência do Pólo Industrial de Manaus na fronteira norte Amazonas-Roraima financiado pelo Edital MCT/CNPq/CT-Amazônia n° 055/2008 (Processo n°575517-2008-5) e visa gerar informações sobre a questão da moradia na cidade de Manaus.
Palavras-chave: Manaus
Políticas públicas urbanas
Moradia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Geografia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1825
Data do documento: 25-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Karoline Farias de Moura.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.