Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1837
Tipo de documento: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de caso |
Autor(a): | Aline Damaceno Leite |
Orientador(a): | Geraldo Alves de Souza |
Resumo: | Estima-se que 75% dos bairros de Manaus foram formados por processos conhecidos regionalmente como invasão. A principal característica destes bairros é a ausência de planejamento prévio do traçado viário e de locais para a implantação dos mobiliários urbanos de uso coletivo, tais como escolas, delegacias de polícia, postos de saúde, etc. Em conseqüência desta ausência de planejamento, o sistema viário é precário, com vias estreitas, tortuosas e descontínuas, o que deve dificultar a circulação de ônibus, tornando as viagens lentas e demoradas. O presente projeto parte da hipótese de que a realidade acima descrita traz impacto direto sobre os deslocamentos dos trabalhadores do Pólo Industrial de Manaus - PIM, impondo longas jornadas desde as residências até às fábricas e destas quando retornam às moradias. Supõe-se também que, procurando reduzir estes tempos, as rotas de coleta dos operários (traçados pelas empresas) seguem preferencialmente pelas vias arteriais (o que pode ocasionar longas caminhadas complementares) e limitam a abrangência espacial das rotas, não chegando a bairros mais afastados da cidade. Isto posto, este projeto apresenta como objetivo principal reconhecer a influência que o sistema viário exerce sobre a duração das viagens de operários do PIM e possíveis estratégias adotadas pelas empresas para reduzir estes tempos. Para tanto, buscar-se-á gerar mapas georreferenciados das rotas de transportes e reconhecer a variação da velocidade dos trajetos, tentando identificar fatores do sistema viário que contribuem para essa variação. Em função de ser uma empresa de grande porte, elegeu-se (a priori) a Moto Honda da Amazônia como estudo de caso e espera-se que esta empresa se disponha a colaborar com a pesquisa. Caso não demonstre interesse, outra será escolhida. |
Palavras-chave: | Transporte urbano. Sistema viário. SIG. |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
Idioma: | pt_BR |
País de publicação: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | UFAM |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Geografia Instituto de Ciências Humanas e Letras |
Nome do programa: | Programa PIBIC 2009 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1837 |
Data do documento: | 28-jul-2010 |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Relatorio_Final__PIB-H0056_2009.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.