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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1837
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Geraldo Alves de Souza | - |
dc.creator | Aline Damaceno Leite | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:08:51Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T15:08:51Z | - |
dc.date.issued | 2010-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1837 | - |
dc.description.resumo | Estima-se que 75% dos bairros de Manaus foram formados por processos conhecidos regionalmente como invasão. A principal característica destes bairros é a ausência de planejamento prévio do traçado viário e de locais para a implantação dos mobiliários urbanos de uso coletivo, tais como escolas, delegacias de polícia, postos de saúde, etc. Em conseqüência desta ausência de planejamento, o sistema viário é precário, com vias estreitas, tortuosas e descontínuas, o que deve dificultar a circulação de ônibus, tornando as viagens lentas e demoradas. O presente projeto parte da hipótese de que a realidade acima descrita traz impacto direto sobre os deslocamentos dos trabalhadores do Pólo Industrial de Manaus - PIM, impondo longas jornadas desde as residências até às fábricas e destas quando retornam às moradias. Supõe-se também que, procurando reduzir estes tempos, as rotas de coleta dos operários (traçados pelas empresas) seguem preferencialmente pelas vias arteriais (o que pode ocasionar longas caminhadas complementares) e limitam a abrangência espacial das rotas, não chegando a bairros mais afastados da cidade. Isto posto, este projeto apresenta como objetivo principal reconhecer a influência que o sistema viário exerce sobre a duração das viagens de operários do PIM e possíveis estratégias adotadas pelas empresas para reduzir estes tempos. Para tanto, buscar-se-á gerar mapas georreferenciados das rotas de transportes e reconhecer a variação da velocidade dos trajetos, tentando identificar fatores do sistema viário que contribuem para essa variação. Em função de ser uma empresa de grande porte, elegeu-se (a priori) a Moto Honda da Amazônia como estudo de caso e espera-se que esta empresa se disponha a colaborar com a pesquisa. Caso não demonstre interesse, outra será escolhida. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEAM | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Geografia | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa PIBIC 2009 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transporte urbano. Sistema viário. SIG. | - |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.title | Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Geografia | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-H/0056/2009 | - |
dc.pibic.projeto | Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de caso | - |
dc.pibic.dtinicio | 2009-08-13 | - |
dc.pibic.dtfim | 2010-07-28 | - |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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