Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1841
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: O impacto da Rede de Educação Universitária nas cidades do Amazonas: o caso de Parintins e Itacoatiara de 2000-2009
Autor(a): Thiago Pimentel Marinho
Orientador(a): José Aldemir de Oliveira
Resumo: Este projeto tem como objetivo analizar o impacto da implantação das unidades de Ensino Superior na rede urbana do Amazonas a partir das cidades de Parintins e Itacoatiara. Constitui-se em um estudo que visa compreender quais as consequências da instalação do Ensino Superior para a rede urbana e as cidades. No estudo de redes urbanas os bens, serviços e infra-estruturas são elementos que atuam como modificadores do espaço evidenciando um perfil urbano diferenciado, sendo assim uma análise da inserção do ensino superior nessas cidades merece um estudo-diagnóstico que acompanhe essas transformações. Para tanto, será realizado um diagnóstico dos estabelecimentos de ensino superior nas cidades de Parintins e Itacoatiara, identificando o impacto dos cursos de graduação e pós-graduação na rede urbana do Baixo Amazonas a partir da abrangência da origem dos alunos, ou seja, a mobilidade que os mesmos desenvolvem para ter acesso ao ensino. E a partir da sistematização dos dados coletados nos objetivos anteriores propôr uma leitura sobre rede urbana a partir da variável Ensino Superior. Os resultados obtidos serão sistematizados e organizados em um banco de dados georeferenciados e mapas temáticos serão elaborados com o intuito de facilitar a compreensão e a análise dos dados. Estes mapas serão disponibilizados no site do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia Brasileira (NEPECAB) com acesso aberto e gratuito.
Palavras-chave: Rede Urbana
Ensino Superior
Parintins
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Geografia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1841
Data do documento: 12-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thiago Pimentel Marinho.pdf4,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.