Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1868
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Perfil epidemiológico de pessoas com sequelas de lesão medular atendidos pelo Programa de Atividades Motoras para Deficientes no Hospital Universitário Getúlio Vargas: um estudo retrospectivo 2000 a 2009
metadata.dc.creator: Suelen Cristine da Silva Nunes
metadata.dc.contributor.advisor1: Kathya Augusta Thomé Lopes
metadata.dc.description.resumo: A lesão medular ocorre quando a medula espinhal é danificada como resultado de um trauma, processo de doença ou defeitos congênitos. As manifestações clínicas da lesão variam dependendo da extensão e localização do dano à medula espinhal, podendo resultar tetraplegia ou paraplegia. O objetivo desse trabalho é traçar o perfil epidemiológico retrospectivo de 405 casos de traumatismo raquimedular atendidos no período de 01 de janeiro de 2000 a 31 de dezembro de 2008 no Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE) no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV). Este projeto será caracterizado por uma pesquisa documental, executado com base na ficha de dados de pacientes com traumatismo da coluna vertebral. Serão verificadas as seguintes variáveis: nome; endereço; sexo; idade; estado civil; procedência; condição socioeconômica; data do trauma; causa; nível da lesão; local do acidente (ser for o caso); primeiros socorros; data de admissão; data da cirurgia; tipo de cirurgia; data de alta; escolaridade; tempo de internação; hospital; tempo de retorno à reabilitação; se participou da 1ª etapa ou se participou da 2ª etapa do programa. Os dados serão analisados e interpretados com base nos procedimentos estatísticos realizados pelo Laboratório de Bioestatística da UFAM LABIO, que fará inferências estatísticas com nível de confiança de 95% e erro máximo de 5% utilizando o pacote estatístico Minitab.
Palabras clave : Deficiência
Saúde
Reabilitação
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: EPIDEMIOLOGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Ginástica, Dança e Atividades Lúdicas
Faculdade de Educação Física
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2009
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1868
Fecha de publicación : 21-jul-2010
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
Relatório_final_-_PIB-S__00152009.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.