Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1879
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Influência dos exercícios de relaxamento no comportamento de gestantes durante o trabalho de parto na Maternidade "Ana Braga"
Autor(a): Nívea Alves Tavares Pessoa
Orientador(a): Thomaz Décio Abdalla Siqueira
Resumo: Esta pesquisa de campo com caráter investigativo, buscará analisar a influência dos exercícios de relaxamento, praticados durante a gestação, no comportamento de gestantes em seu trabalho de parto. A amostra será composta por todas as grávidas que, no momento, estejam inscritas e por aquelas que se inscreverão no decorrer da pesquisa no Programa Educação Física para Gestantes da Universidade Federal do Amazonas, o qual se realiza na Maternidade ANA BRAGA , situada na zona leste na cidade de Manaus. Para a obtenção dos dados serão aplicados os inventários de Beck de Ansiedade; de Temores de Wolpe e Lang (1964); Questionário de crenças sobre o pânico de Jan Scott, J. Mark G. Williams e Aaron T. Beck; Ficha de Registro ABC#1 (Análise do meu comportamento); Ficha de Registro ABC#2 (Análise do comportamento dele(a)) de Renato C. L. Ribeiro e Ildenor M. Cerqueira; uma Lista de Avalia;ao da Depressão relacionada a sintomas emocionais/psicológicos. Também será recolhido, com todos os detalhes possíveis, o depoimento das parturientes após o resguardo, afim de uma comparação com eventualidades ocorridas nos partos anteriores. Pois será investigado ainda, até que ponto o tratamento interpessoal dentro do ambiente hospitalar pode ser otimizado pelos benefícios provenientes da prática dos exercícios de relaxamento. Por conseguinte, os dados serão tratados qualitativa e quantitativamente, utilizando-se do Programa da Internet INFO 1000, para a elaboração das tabelas e gráficos.
Palavras-chave: Gestantes
Comportamento
Relaxamento
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Fundamentação Teórica
Faculdade de Educação Física
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1879
Data do documento: 29-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nívea Alves Tavares Pessoa.pdf641,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.