Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1887
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação da atividade antimicrobiana dos extratos brutos de fungos endofíticos frente às bactérias da cavidade oral.
Autor(a): Jéssica Mayumi Mattos Miki
Orientador(a): Maria Fulgência Costa Lima Bandeira
Resumo: A cavidade oral é colonizada por microrganismos que formam um ecossistema microbiológico em harmonia porém, quando em desequilíbrio, são os causadores de doenças bucais tais como cárie dental, candidose, doenças do periápice, entre outras. Dentre os microrganismos patológicos bucais podemos citar a Candida albicans, Streptococcus mutans, Enterococcus faecalis e Lactobacillus casei. Com o avanço da biotecnologia e de técnicas modernas, houve uma busca de novos princípios bioativos; por isso, é de extrema importância a descoberta de novas fontes microbianas produtoras de fármacos, que, no entanto são produzidos em reduzidas quantidades por vegetais. Os endofíticos apresentam-se como uma alternativa promissora para garantir a preservação destas espécies, já que se necessita de uma quantidade pequena da porção vegetal para o isolamento desses microrganismos, mantendo a produção de compostos bioativos. Diante disso, o objetivo desta pesquisa será identificar o perfil fitoquímico de 2 caldos endofíticos de cada substrato (Caesalpinia ferrea, Copaifera multijuga e Piper aduncum) e avaliar a atividade antibacteriana frente a Candida albicans, Streptococcus mutans, Enterococcus faecalis e Lactobacillus casei. Será realizado a cromatografia de camada delgada e teste de bioautografia. Os resultados serão analisados pela estatística descritiva e análise de variância em nível de 5% de significância.
Palavras-chave: Fungos endofíticos, Atividade antibacteriana, Bioautografia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ODONTOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Odontologia
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1887
Data do documento: 29-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatorio_Final_PIBIC_OK.pdf467,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.