Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1892
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação da da propriedade antifúngica de constituintes do extrato aquoso de Lentinus citrinus Walleyn & Rammeloo DPUA 1535 e Pleurotus florida Singer DPUA 1534
Autor(a): Michelle Soares Martins
Orientador(a): Maria Francisca Simas Teixeira
Resumo: Estudos citam que a biomassa e/ou princípio ativo oriundo de espécies de cogumelos tem atividade antitumoral, anticarcinogênico, antiviral, antiinflamatório, hipoglicemiante, hipocolesterolêmico, hipotensivo, entre outros. Nesta contextualização, o emprego de novas substâncias antimicrobianas tem sido considerado em virtude do surgimento de agentes infecciosos cada vez mais resistentes à terapia antimicrobiana. Com o objetivo de minimizar o desenvolvimento da resistência multi-droga, pesquisas têm sido estimuladas para avaliar novas substâncias antimicrobianas capazes de eliminar o agente causador das infecções e servir como opções aos esquemas terapêuticos preconizados. L. citrinus é uma espécie que está atraindo a atenção para estudos científicos devido as suas propriedades medicinais e por tratar-se de cogumelo comestível, de ocorrência em região de clima tropical e subtropical. Da mesma forma, Pleurotus florida tem ganhado popularidade pela disponibilidade e a facilidade de se encontrar substratos utilizados no seu cultivo. Nesta pesquisa serão investigados basidiomas desidratados de Lentinus citrinus e Pleurotus florida, estruturas de cogumelos comestíveis disponíveis para análise. Para obtenção dos extratos aquosos de Lentinus citrinus e Pleurotus florida, os basidiomas desidratados serão processados até se obter um pó fino. Para obtenção dos extratos, 20g desse produto será adicionado em água destilada esterilizada para armazenamento a 4°C durante 72h, a fim de eluir os metabólitos. De cada extrato aquoso será retirado 15 mL em tubo graduado do tipo Falcon para centrifugação a 9000 xg durante 10 min. Os precipitados serão transferidos para recipientes de vidro para concentração por liofilização. Para os testes, o produto liofilizado será reconstituído para obtenção de solução 0,1% e 0,5% em solução salina. Como controle positivo será utilizado solução de Itraconazol (0,005 mg/mL). A reativação das culturas de Aspergillus niger, Candida albicans, Fusarium oxysporum, Penicillium janthinellum e Tricosporon beigelli será realizada por transferência do fragmento da cultura para Extrato de Malte, em tubo de ensaio, mantendo-se os cultivos a 25 oC por 48 h (leveduras) e 7 dias (fungos filamentosos). A atividade antimicrobiana será determinada pelo Método de difusão em ágar. Em cada cultivo dos fungos será preparada uma suspensão celular adicionando-se água destilada esterilizada nos cultivos das leveduras e fungos filamentosos, de maneira a se obter uma suspensão celular semelhante à escala 1 de MacFarland. De cada suspensão celular será retirado 200 L para ser semeado na superfície do meio sólido, em estria, até formação de uma camada uniforme. Em cada cultivo será inoculado discos, medindo 5 mm, do cultivo de Lentinus citrinus e Pleurotus florida obtido em 8 dias em YES. Os testes de antibiose serão realizados em 24 horas, a 25 oC e 37 oC e a atividade antimicrobiana será expressa em milímetros, medindo-se o diâmetro do halo.
Palavras-chave: Lentinus
Pleurotus
Atividade antimicrobiana
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Parasitologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1892
Data do documento: 28-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Michelle Soares Martins.pdf419,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.