Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1896
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação do Diâmetro da Ponta (D0) de Cones de Guta-Percha de Conicidades 0,04 e 0,06 MM/MM de dois Diferentes Fabricantes.
Autor(a): Mayara Barroso de Santana
Orientador(a): Angela Delfina Bittencourt Garrido
Resumo: A perfeita obturação do sistema de canais radiculares é fator decisivo para o sucesso da terapia endodôntica. Para que tal objetivo seja alcançado, é necessário que haja um perfeito ajuste do cone principal ao batente apical, a fim de selar hermeticamente o mesmo. Com a introdução dos instrumentos rotatórios de níquel-titânio (Ni-Ti), os cones de guta-percha com diferentes conicidades (0,04 e 0,06) estão sendo industrializados. Assim, para se conseguir adaptar o cone principal de guta-percha à região apical, necessita-se que haja correspondência entre o diâmetro D0 (diâmetro da ponta) do cone de guta percha e do instrumento de Ni-Ti. O objetivo do presente estudo é avaliar o calibre dos cones de guta-percha de dois fabricantes diferentes (Tanari Man Manacapuru, Amazonas e Dentsply Rio de Janeiro) a fim de verificar a correspondência entre o diâmetro D0 desses cones e os instrumentos rotatórios, dado importante para a obtenção do selamento apical e, conseqüentemente, do sucesso do tratamento endodôntico. Os resultados serão analisados estatisticamente por meio do teste de verossimillhança para comparar a correspondência do diâmetro dos cones de guta-percha com a dos instrumentos de Ni-Ti.
Palavras-chave: Conicidade
Guta-percha
Níquel-titânio
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ODONTOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Odontologia
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1896
Data do documento: 28-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.