Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1923
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Investigação comparativa do desempenho cognitivo entre idosos partícipes de grupos de convivência e sedentários na cidade de Manaus
Autor(a): Elizeu Gomes Saraiva
Orientador(a): José Humberto da Silva Filho
Resumo: O perfil epidemiológico do Brasil vem sofrendo importante modificação nos últimos anos. Se até poucas décadas atrás os problemas de saúde eram quase exclusivamente caracterizados por quadros infecciosos, na atualidade tem grande vulto os problemas relacionados às questões crônico-degenerativo, como por exemplo, hipertensão, diabetes, osteoporose, demências, etc. Esta mudança tem implicação direta do rápido processo de envelhecimento que vem se processado em vários cantos do mundo e em particular no Brasil. O fato deste fenômeno se processar de maneira tão acelerada resulta em conseqüências negativas em várias dimensões sociais. Indo desde as questões estruturais, exemplificado na deficiência das políticas públicas para responder às demandas emergentes, até os níveis mais individuais, percebido por exemplo, nas representações sociais negativas acerca da velhice, paradoxalmente presente também em grande número de idosos que, desta feita, de maneira não incomum, adotam estilo de vida não saudável favorecedor do rebaixamento da qualidade das suas habilidades físicas e psíquicas. O objetivo deste estudo é analisar comparativamente o desempenho das competências cognitivas (sobretudo executivas) de idosos sedentários e ativos (que buscam estímulos e desafios). Participarão do presente estudo, 500 idosos oriundos de 20 Unidades Básicas de Saúde e 04 Centros de Convivência do Idoso (CCI) da Secretaria Municipal de Saúde. Serão adotados diversos testes de avaliação do desempenho cognitivo e de características psico-afetivas. Ao final pretende-se desenvolver um modelo de avaliação psicológica para idosos, visando subsidiar os centros que atentem esta população.
Palavras-chave: Avaliação Psicológica
Estimulação cognitiva
Envelhecimento
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Psicologia
Faculdade de Educação
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1923
Data do documento: 28-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elizeu Gomes Saraiva.pdf863,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.