Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1929
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Subjetividade e identidade amazônica como categorias na produção científica de programas de pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.creator: Ana Cláudia Silva de Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: Claudia Regina Brandao Sampaio Fernandes da Costa
metadata.dc.description.resumo: O presente projeto tem como objetivo identificar e qualificar, a partir dos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica, a presença das categorias Subjetividade e Identidade Amazônica na produção científica de quatro programas de pós-graduação strictu sensu da Universidade Federal do Amazonas, no período de 2006 a 2008, a partir de uma metodologia quali-quantitativa, num formato exclusivo de pesquisa bibliográfica. Sua justificativa reside no fato de que a Psicologia como um todo tem necessitado enfocar aspectos relativos à realidade histórico-cultural de modo a produzir maior correspondência entre os fenômenos que se propõe a estudar e intervir e a realidade no contexto em que estes se constituem. Estudos sobre Subjetividade e Identidade tem sido úteis para compreender a expressão dos fenômenos psíquicos. Sendo a psicologia recente em termos de formação e construção de conhecimento no Amazonas, este campo por si só ainda não produziu suficientes estudos de modo a sistematizar dados que fundamentem a compreensão do fenômeno psicológico eivado das especificidades locais. Por este motivo, pretende-se aproximar-se de áreas do conhecimento que já vem produzindo sobre o sujeito no contexto amazônico através de quatro programas de pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas, buscando uma leitura psicológica de fenômenos estudados sobre o viés de outras ciências, favorecendo uma ampliação do campo da psicologia e diálogo com outros saberes.
Palabras clave : Subjetividade
Identidade Amazônica
Psicologia
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2009
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1929
Fecha de publicación : 28-jul-2010
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
PIB-SA-_0026-2009_RELATORIO_FINAL.pdf654,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.