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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Iolete Ribeiro da Silva-
dc.creatorJenniffer Simpson dos Santos-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:09:31Z-
dc.date.available2016-09-23T15:09:31Z-
dc.date.issued2010-07-19-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1937-
dc.description.resumoEste Projeto de Pesquisa articula-se e integra o Projeto de Pesquisa Jovens estudantes indígenas e suas fronteiras nas cidades que se propõe a estudar a questão de indígenas de três etnias entre elas os Tukano em seus processos de mobilidade e de criação de espaços interculturais nos ambientes urbanos amazônicos. O objetivo geral é analisar a vinda de jovens Tukano para a cidade de Manaus, buscando apreender circunstâncias e condições sócio-educacionais, sócio-políticas e socioculturais que engendraram esse fluxo e a permanência desses indivíduos na cidade. São objetivos específicos: Identificar percepções de jovens Tukano sobre sua vinda para Manaus; Verificar as diferentes circunstâncias e condições que engendraram a mobilidade de jovens Tukano em direção à cidade e sua educação escolar; Conhecer como as instituições da sociedade civil e do Estado tratam a mobilidade de jovens Tukano entre a aldeia e a cidade e a sua permanência no meio urbano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na medida em que serão analisados dinamismos da vida dos jovens Tukano, sobre a mobilidade entre aldeia e cidade. Estão em foco de investigação os significados, as motivações, os valores e as aspirações e outros elementos que possam ser considerados como constitutivos de condições e circunstâncias para o fluxo de jovens entre em direção à cidade e sua permanência no meio urbano. A coleta de dados se fundamentará em depoimentos sobre a mobilidade entre aldeia e cidade. Estão em foco de investigação os significados, as motivações, os valores, as aspirações e outros elementos que possam ser considerados como constitutivos de condições e circunstâncias para o fluxo de jovens Tukano em direção à cidade e para a construção de um universo étnico na fronteira urbana. Serão definidos 30 (trinta) alunos e alunas de escolas públicas das cidades de Manaus que se auto-afirmem como Tukano e que aceitem participar da pesquisa. Como procedimento técnico, serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos coletivos da pesquisa: alunos e alunas Tukano, profissionais da equipe das escolas onde estes alunos estudam, lideranças das associações indígenas existentes nas cidades e outros atores sociais identificados como elementos significativos na produção das ações investigadas. Os dados serão categorizados, sistematizados e analisados através do método Hermenêutico-dialético, cujos pressupostos teóricos consistem em admitir que os sentidos e significados das ações inserem-se num contexto histórico, constituído por feixes de relações contraditórias e passíveis de transformações.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma PIBIC 2009pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantes indígenas-
dc.subjectJovens indígenas-
dc.subjectIndígenas na cidade-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIApt_BR
dc.titleJovens estudantes indígenas e suas fronteiras em Manauspt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoPsicologia - CH Formação do Psicólogopt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0039/2009-
dc.pibic.projetoJovens estudantes indígenas e suas fronteiras em Manaus-
dc.pibic.dtinicio2009-08-13-
dc.pibic.dtfim2010-07-19-
dc.contributor.colaboradorWerner Vilaça Batista Borges-
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