Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1946
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Rapazes e moças, boa aparência, 2º. Grau completo (...) contratam-se para trabalhar como Relações Públicas.....um estudo sobre os anúncios de recrutamento de profissionais de Relações Públicas
Autor(a): André Vicente Pereira Alves
Orientador(a): Celia Maria da Silva Carvalho
Resumo: Embora tenha sido regulamentada nos anos de 1960, a profissão de Relações Públicas ainda é desconhecida por uma parte da sociedade, incluindo os empresários e as empresas de recrutamento que confundem as atividades desenvolvidas por seus profissionais com as de promoter, atendentes, recepcionistas, secretárias, dentre outras. Conforme a Lei nº 5.377, de 11 de dezembro de 1967, só pode ser considerado profissional de Relações Públicas aquele que possuir graduação na área e registro no seu respectivo conselho regional, cabendo ao infrator o rigor da lei; o que não justifica a contratação de pessoas não habilitadas para exercer o cargo/função de Relações Públicas em uma organização, seja ela pública ou privada. O presente trabalho propõe-se, então, a realizar um estudo sobre os anúncios de recrutamento de profissionais de Relações Públicas, nas décadas de 1990 e 2000, com a finalidade de traçar uma trajetória histórica da evolução da profissão nesses períodos. Para isso, serão selecionados anúncios publicados no jornal A Crítica, objetivando identificar o ano de publicação do anúncio, o cargo/função do recrutado, a exigência de qualificação do recrutado, a área de atuação da empresa recrutante, o enquadramento com a regulamentação da profissão, as informações adicionais, pelo qual poderar-se-á avaliar a evolução do perfil exigido pelo mercado, assim como o entendimento da atividade do profissional pelo empresariado.
Palavras-chave: Relações Públicas
Profissionais de RP
Anúncios
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Comunicação Social
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1946
Data do documento: 28-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatorio_Final_-_André_Alves.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.