Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1954
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: A questão do cuidador familiar no atendimento às necessidades do idoso doente dos bairros de Flores e e Parque Dez da Zona Centro-Sul de Manaus
Autor(a): Josiara Reis Pereira
Orientador(a): Yoshiko Sassaki
Resumo:  O Artigo 230 da Constituição Federal é categórico quanto à responsabilidade junto aos idosos: A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida e no Paragráfo1o afirma que Os programas de amparo aos idosos serão executados preferencialmente em seus lares . De modo que a Carta do Estado brasileiro assegura um contrato social alargado e assegura direitos, neste caso específico a idosos em seus lares. Carvalho (1993), explicita que o Estado elegeu o indivíduo como portador de direitos e não a família na forma de atenção pública, haja vista que as famílias têm sido chamadas a preencher esta lacuna para promover cuidados e proteção às crianças, adolescentes, deficientes e idosos..OBJETIVOS: Analisar a questão do cuidador familiar no atendimento às necessidades do idoso doente nos bairros Flores e Parque Dez da zona centro-sul..Específicos: Identificar os cuidadores familiares, como se deu essa escolha dentro da família e como eles se vêem nessa função com ou sem apoio das instituições públicas;Verificar como os profissionais de saúde do bairro (médico, assistente social, enfermeira) que atuam no Programa Saúde da Família, Unidade Básica de Saúde e Postos de Saúde vêem essa relação do cuidador familiar e o idoso doente, semi-dependente ou dependente; Analisar os procedimentos adotados pelo cuidador e sua família nos cuidados a pessoa idosa; Analisar os limites e as possibilidades presentes no cotidiano do cuidador familiar no atendimento às necessidades do idoso doente. RESULTADOS ESPERADOS: mapear os tipos de cuidadores familiares por bairros e tipos de composição familar. Delinear os tipos de idosos doentes e seus cuidadores e possíveis redes sócioassistencial utilizado. Impacto social: dar visibilidade a esses cuidadores familiares de seus idosos e possíveis esclarecimento, monitoramento pelas instituições pertinentes. Treinar e formar alunos de graduação com competência técnica e profissional com abordagem investigativa e interventiva conforme preconiza o Projeto de Formação Profissional do Curso de Serviço Social da Universidade do Amazonas, orientada pela Associação Brasileira de Ensino em Serviço social e assegurada nas diretrizes curriculares do Ministério de Educação.
Palavras-chave: Assistência social
Saúde
Cuidador familiar
Idoso
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Serviço Social
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1954
Data do documento: 12-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rel_Final_SA_59_2009_Josiara.pdf490,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.